EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

19 de Setembro de 2019

Calor retorna à Baixada Santista na reta final do inverno

Forte calor atraiu muitos banhistas às praias de Santos na tarde de segunda-feira (9)

O inverno terminará no próximo dia 23 e o clima já dá sinais de mudança. Após uma semana de chuva e frio, o tempo virou. No final de semana, os banhistas voltaram às praias e, nesta segunda-feira (10), a Base Aérea de Santos registrou máxima de 35 °C.

Segundo o meteorologista do Climatempo, Matias Sales, a situação está dentro da normalidade com a iminente chegada da primavera. “A última semana de temperaturas baixas se deve à passagem de uma massa de ar polar e nebulosidade”.

Segundo Sales, no final de semana a massa de ar polar se afastou e deu lugar a uma massa de ar seco, o que garante, ao menos até amanhã, sol, poucas nuvens e elevação das temperaturas.

O meteorologista aponta uma previsão de máxima entre 27°C e 32°C até quinta-feira, quando o tempo deve voltar a esfriar com a chegada de nova massa de ar polar.

Saúde

A oscilação da temperatura é um alerta àqueles que sofrem de problemas respiratórios, destaca o médico pneumologista Alex Macedo.

“Essas mudanças e o aumento da umidade relativa do ar (de um dia para o outro) causam a irritação das vias aéreas e desencadeiam problemas respiratórios crônicos, como enfisemas, e infecções respiratórias, como gripes, resfriados, sinusites, pneumonias. Por isso, é importante procurar um pronto-socorro”.