Câmara de Santos pede que prefeitura se explique sobre enchentes

Requerimento da vereadora Telma de Souza solicita aos secretários municipais que prestem esclarecimentos

A Câmara de Santos aprovou, na noite desta segunda-feira (10), requerimento da vereadora Telma de Souza (PT) que solicita aos secretários municipais que prestem esclarecimentos sobre o aumento das enchentes em todos os bairros do município. 

Foram convidados os titulares das secretarias municipais de Serviços Públicos, Infraestrutura e Edificações, Governo, Meio Ambiente e a Coordenação de Defesa Civil. A propositura da vereadora destaca a criação de um Plano Emergencial de Combate às Enchentes apresentado por ela há dois anos e que não foi executado. 

Telma aponta ainda fatores como a ausência da limpeza constante e adequada nas galerias de águas pluviais, insuficiência das campanhas educativas, assoreamento dos rios, tubulações antigas e subdimensionadas e ligações irregulares.   

Prefeitura se defende 

Segundo a prefeitura, desde a tarde de domingo (9), o estado é atingido por um grande volume de chuva. “Esse grande volume de chuva em um espaço pequeno de tempo provocou alagamentos vários pontos, entre eles a entrada da cidade. Esta região enfrenta o problema crônico de alagamentos, porque encontra-se abaixo do nível do mar, condição favorável a enchentes quando há alta da maré e grande volume pluviométrico – situação registrada desde a tarde de domingo". 

Questionada pela Reportagem por qual motivo priorizou o viaduto e não as redes de drenagem nas obras da entrada da cidade, a prefeitura disse que está realizando serviços de ampliação, implantação e recuperação dessas redes. 

“O projeto prevê também uma estação de bombeamento e prolongamento do canal de drenagem do Rio Lenheiros para além da linha férrea. Esse conjunto de obras finalizado vai evitar, de vez, alagamentos nesta região”. 

A administração municipal afirma que também realiza a limpeza periódica das galerias de drenagem e canais e orienta permanentemente a população a não descartar o lixo de forma irregular nas vias públicas.

Tudo sobre: