Ação celebrará o Dia Mundial da Bicicleta e o Dia Mundial do Meio Ambiente (Divulgação) Em celebração ao Dia Mundial da Bicicleta e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o uso das bicicletas compartilhadas será gratuito em Santos na terça-feira (3) e na quinta-feira (5). A ação tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e destacar seu impacto positivo para a cidade. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! O Bike Santos, sistema de bicicletas compartilhadas da cidade, já ultrapassou a marca de 5 milhões de viagens realizadas desde o início da operação. De maio de 2024 a abril de 2025, foram contabilizados mais de 420 mil deslocamentos — muitos deles em substituição ao carro, especialmente nos horários de pico. Segundo dados da Serttel, empresa responsável pela operação do sistema, o uso das bicicletas em Santos contribuiu para evitar a emissão de aproximadamente 163 toneladas de CO₂ na atmosfera no último ano. Para além desse impacto direto, um estudo da Universidade de Oxford aponta que, ao substituir o carro pela bicicleta uma vez por semana, cada pessoa pode evitar a emissão de até 0,5 tonelada de CO₂ por ano. Como funciona Para participar da campanha, basta baixar o aplicativo Bike Santos (disponível na Play Store e App Store). Ao fazer o cadastro, será solicitado o registro de um cartão de crédito, mas nenhum valor será cobrado pelo uso das bikes na terça e na quinta, desde que o usuário selecione a opção "passe gratuito". As bicicletas podem ser retiradas e devolvidas em qualquer estação da cidade. O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.