Bandas e fanfarras enfeitam o domingo em Santos

Apresentação reuniu 24 grupos de 13 cidades do Estado de São Paulo

Por: Bruna Faro & Da Redação &  -  08/07/19  -  14:45
Apresentação reuniu 24 grupos de 13 cidades do Estado de São Paulo
Apresentação reuniu 24 grupos de 13 cidades do Estado de São Paulo   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A quarta edição do Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras trouxe muita animação para a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, neste domingo (7). A apresentação reuniu 24 grupos de 13 cidades do Estado de São Paulo; 19 deles competiram em seis categorias: Livre Infantil, Banda Marcial Juvenil, Fanfarra Simples Sênior, Banda de Percussão e Melódica Sênior, Banda Marcial Sênior e Classificação Geral.


Na última, que reúne as cinco maiores notas no geral, foram premiadas a BAMMIT (Banda Marcial Municipal de Itanhaém) em 1ºlugar, seguida da Banda de Percussão Dr. Roberto Amaury Galliera (Guarujá). A Banda Marcial Profº Florestan Fernandes (Santos) ficou com o bronze. O quarto lugar foi para a BAMALO (Banda Marcial de Louveira). E o quinto, para a FANFABEC (Fanfarra Benedito Cláudio, de Guarujá).


Vinicius Carvalho Silva, de 20 anos, e Murilo Henrique Loman, de 9, são da UME Professor Florestan Fernandes e não contiveram a felicidade. “Todo ano é uma emoção. Isso aqui é a minha vida”, declara Silva, que toca também na Família do Bem.


Mais do que uma competição, o evento é uma festa. “As crianças têm que ser incentivadas a tocar. É a melhor coisa que existe. Ver isso aqui me faz lembrar da minha juventude”, declara o português Antônio Antunes. Ele está no Brasil há 56 anos e tocou na Filarmônica Lousanense, em Portugal. Ana Julia Soares, de 16 anos, é da Banda Luiza Helena de Barros, de São Sebastião, e concorda com Antunes. “É algo totalmente diferente, tudo muda depois que você entra para o mundo da música”.


SONHO


Essa arte também proporciona realizações. O maestro Mauro Duarte, da Fanfarra Municipal de Potim, vencedora da Fanfarra Simples Sênior, realizou um sonho.“É a primeira vez aqui. O maior prêmio é ver o pessoal se emocionar com nossa apresentação”.


E a emoção transbordou também em Rosilene Santana. Ela faz parte do grupo de apoio da BAMALO há três anos e entrou nesse universo para acompanhar as filhas, Julia Santana, de 14 anos, e Giovanna Vitória, de 11. “É uma emoção muito grande. A alegria delas é aminha”.


Logo A Tribuna
Newsletter