Audiência pública debate permissão para cães andarem na faixa de areia da orla de Santos

Encontro acontecerá na Câmara de Santos nesta sexta-feira (28), às 19h. Projeto de lei complementar de autoria do vereador Adílson Júnior (PTB) foi apresentado em abril

Por: De A Tribuna On-line  -  28/06/19  -  11:47
Campanha 'Vai ter cachorro na praia, sim' juntou pessoas que possui cachorros em Santos
Campanha 'Vai ter cachorro na praia, sim' juntou pessoas que possui cachorros em Santos   Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Santos será palco de uma audiência pública referente ao projeto de lei complementar (PLC) 29/2019 que visa autorizar uma faixa de areia da praia para que munícipes e turistas possam passear com seus respectivos cachorros. A audiência será nesta sexta-feira (28), no auditório Zeny de Sá Goulart, às 19h.


O projeto, de autoria do vereador Adilson Junior, foi apresentado no Legislativo em abril. O assunto foi tema de grande repercussão nas redes sociais através do grupo 'Vai ter cachorro na praia, sim', que reúne pessoas de todo o país e que, em Santos, foi defendido pela radialista Patrícia Camargo.


O projeto determina que os cães estejam identificados com o nome e telefone de seus donos em coleiras ou plaquetas próprias, sejam sociáveis e estejam com suas carteiras de vacinação, além do atestado de vermifugação fornecido por um veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).


“A permissão de uma faixa de areia e mar já é realidade em vários locais do mundo. No Brasil, a cidade de Natal (RN), que já permitia informalmente, foi protagonista na autorização”, analisa o parlamentar santista.


Após apresentação, a PLC seguiu para a Diretoria Jurídica e ainda terá de passar pelas comissões pertinentes dentro da Câmara. Adilson diz estar otimista e acredita que, se aprovado, a lei já estará em vigor ainda este ano.


A audiência pública terá a participação especial de Alexander Welkler Biondo, diretamente de Curitiba, na mesa de debates. Ele é mestre em clínica médica veterinária, doutor em patologia clínica veterinária nos Estados Unidos, além de ser professor da Universidade Federal do Paraná.


Apoio de Sampaoli


Após a vitória do Santos sobre o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro no início de maio, Jorge Sampaoli, treinador do Peixe, pediu para que estendesse uma camisa do grupo 'Vai ter cachorro na praia, sim' durante sua entrevista coletiva na sala de imprensa da Vila Belmiro.


“É um pedido da torcida que fala sobre os cachorros podendo pisar na areia de Santos. Como também tenho cachorro, gostaria dessa possibilidade. Que o cachorro possa desfrutar da praia”, disse.


O treinador argentino tem quatro cães border collies: Nala, Satia, Bucha e Lola.


Samapoli apoia campanha por cães na faixa de areia das praias de Santos
Samapoli apoia campanha por cães na faixa de areia das praias de Santos   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter