Audiência pública debate instalação de IML no Estuário, em Santos

O encontro será realizado nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, no Auditório Zeny de Sá Goulart, da Câmara Municipal de Santos

Por: De A Tribuna On-line  -  03/05/19  -  14:32
Novo endereço do IML de Santos
Novo endereço do IML de Santos   Foto: Reprodução/Google Maps

Uma audiência pública será realizada, nesta sexta-feira (3), para tratar da instalação do Instituto Médico Legal (IML) no Estuário, em Santos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, o equipamento deixará o Saboó e irá migrar para um prédio localizado na Rua Bernardo Browne, 124.


O encontro será realizado, a partir das 19 h, no Auditório Zeny de Sá Goulart, da Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova). A sessão será feita a pedido do vereador Sergio Santana (PR).


Segundo o parlamentar, o local não é adequado para a instalação do novo IML, pois a documentação e lei do uso e ocupação de solo não permite este equipamento nesta área. Santana também alertou sobre os perigos que os moradores da região podem enfrentram nas áreas da segurança e da saúde caso haja o equipamento na vizinhança.


  Foto: Irandy Ribas/AT

Críticas


De acordo com os moradores, que já protestaram no local, a mudança para uma área onde há residências trará riscos para a população. Um dos residentes no Estuário, o autônomo André Luiz Mendes Teixeira, de 39 anos, conta que o IML não informou diretamente aos moradores que faria a mudança de endereço.


“Começaram a aparecer alguns carros da prefeitura, do IML, da Polícia Científica, e nós acabamos perguntando o que estava acontecendo para os pedreiros. Foi quando eles disseram que ali seria o IML”, disse.


Segundo os moradores, não há qualquer tipo de identificação no prédio a respeito da obra que está sendo realizada, o que deixou a população do Estuário revoltada. O imóvel estava abandonado há mais de 20 anos, de acordo com relatos de vizinhos.


Os munícipes se preocupam com a proximidade do equipamento em relação às moradias, além de  temerem pela desvalorização imobiliária que a região sofrerá.


Questionada sobre o motivo da mudança de endereço, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) apenas informou, por meio de nota, que o imóvel está dentro dos critérios necessários.


Quem também se colocou contra a instalação do IML no Estuário foi o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL). Em coluna publicada em A Tribuna no On-Line, no último dia 9, o parlamentar já havia alertado para o início das obras de adequação do edifício. "Qual é a justificativa para instalar um necrotério e serviços afins na região, se a Prefeitura de Santos, em uma consulta, em 2018, já informou que esse tipo de atividade não pode ocorrer em bairro residencial?", questionou Coimbra, à época.


Logo A Tribuna
Newsletter