Palácio do Comércio fica na Rua XV de Novembro, 137, no Centro (Alexsander Ferraz/AT) A Associação Comercial de Santos (ACS), primeira instituição do gênero fundada no Estado e a quinta mais antiga do Brasil, celebra neste domingo (24) o centenário de sua sede: o Palácio do Comércio, ícone do Centro, na Rua XV de Novembro, 137. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Estará presente à solenidade o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que receberá a recém-criada Medalha Governador Nicolau Vergueiro, honraria destinada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento regional. O prédio, inaugurado em 1924 após três anos de obras conduzidas pela mesma empresa que ergueu a Bolsa Oficial de Café, voltou a ganhar destaque com a conclusão de seu restauração e de sua modernização. Por causa do centenário, no ano passado, as obras ocorreram. Segundo o presidente da ACS, Mauro Sammarco, a comemoração simboliza a importância histórica da instituição, fundada em 1870. “Celebrar nossa sede é celebrar nossa história e, também, a da Cidade. A ACS exerceu papel crucial na criação do porto organizado, em 1892, hoje o maior do Hemisfério Sul, e segue como referência em projetos de impacto social e econômico”, afirmou. Para Sammarco, a data reforça o esforço de revitalização do Centro, em conjunto com a Prefeitura. As obras incluíram pintura da fachada, troca de janelas, esquadrias e modernização dos espaços internos — preservando ambientes históricos, como a sala da presidência — e a recuperação de áreas como a de classificação de café, que voltou a exibir vitrais originais. A programação de aniversário prevê anúncios importantes, como a realização da primeira maratona de Santos em 2026, a adesão ao programa social Horas da Vida, voltado a atendimento de saúde para população carente, e o lançamento de um cartão de benefícios da ACS, que dará acesso a descontos em serviços de saúde e conveniados. “Nunca foi tão necessário unir forças para enfrentar desafios sociais, econômicos e de sustentabilidade. O associativismo é a grande ferramenta para isso”, reforçou. Na segunda-feira, o auditório da entidade receberá o 2º Encontro Nacional do Associativismo, reunindo representantes de todo o País. Entre os destaques, palestra do cientista político Fernando Schülher sobre o cenário político nacional e painéis dedicados à infraestrutura portuária e à integração do Mercosul. Estão confirmadas as presenças de deputados federais e estaduais e a do ministro do Empreendedorismo, Márcio França.