Após audiência, moradores pedem plebiscito para continuidade de obras na Ponta da Praia

Segundo o vereador Sadao Nakai (PSDB), que liderou o encontro, moradores do bairro ficaram com mais dúvidas e frustrações a respeito do projeto

Por: De A Tribuna On-line  -  26/04/19  -  11:04
Audiência contou com a presença de parlamentares e moradores da Ponta da Praia
Audiência contou com a presença de parlamentares e moradores da Ponta da Praia   Foto: Divulgação

O projeto Nova Ponta da Praia foi novamente alvo de críticas de moradores do bairro santista. Durante audiência pública, munícipes pediram por um plebiscito junto à prefeitura para que a população decida se as obras devem ou não continuar.


Conforme anúncio, o projeto inclui a construção de um novo Centro de Convenções, o que irá atrair mais pessoas e, consequentemente, aumentará o tráfego de veículos na região. Com isso, a área de estacionamento no bairro diminuirá em 25%, o que representa ao menos 50 vagas.


Moradores demonstraram preocupação durante a audiência, realizada na terça-feira (23), e reclamaram que a prefeitura não tomou decisões baseadas em estudos técnicos sérios. Além disso, comerciantes do bairro afirmaram que a eliminação de recuos para a parada temporária de carga e descarga poderá impactar suas rotinas.


A audiência foi liderada pelo vereador Sadao Nakai (PSDB), presidente de duas Comissões Especiais de Vereadores (CEVs) na Câmara que tratam dos impactos dos serviços realizados no bairro em prol do projeto.


Ponta da Praia receberá um novo Centro de Convenções
Ponta da Praia receberá um novo Centro de Convenções   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O encontro teve a presença de outros parlamentares, além do engenheiro Glaucus Farinello, gestor do projeto; da secretária em exercício de Desenvolvimento Urbano, Eliana Mattar; e do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Rogério Vilani.


Para Sadao, a audiência gerou mais dúvidas e frustrações aos moradores do que esclarecimentos a respeito do projeto.


"O projeto executivo da intervenção no viário não foi apresentado, sendo mostrados somente os desenhos conceituais que levaram às decisões das mudanças propostas. Moradores e comerciantes discordaram da retirada de espaços para carga e descarga de mercadorias e paradas de embarque e desembarque, que ocorrerá em uma das pistas de rolagem. Este cenário poderá provocar congestionamento", comentou.


Resultado


Como resultado da audiência pública, e atuando como presidente das CEVs, Sadao encaminhará pedidos à Prefeitura de Santos, sendo o principal deles a realização de um plebiscito, para que a população decida a continuidade ou não dos serviços relacionados ao projeto.


Nova Ponta da Praia


A reformulação na Ponta da Praia, anunciada pela prefeitura em janeiro, inclui novo Mercado de Peixes, Centro de Convenções e repaginação viária e urbanística. A obra, avaliada em R$ 130 milhões, está a cargo do Grupo Mendes, como contrapartida à administração. Deve ficar pronta em julho de 2020.


Segundo a prefeitura, obras da Nova Ponta da Praia serão entregues em julho de 2020
Segundo a prefeitura, obras da Nova Ponta da Praia serão entregues em julho de 2020   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Logo A Tribuna
Newsletter