A concessionária Ecovias Imigrantes usa câmeras com inteligência artificial para monitorar as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes no litoral de São Paulo (Alexsander Ferraz / AT) O monitoramento das rodovias Imigrantes, Anchieta e demais estradas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) já utiliza tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) para aumentar a segurança viária e agilizar o atendimento de ocorrências. Entre as ferramentas empregadas está um sistema de câmeras instaladas nos túneis, capaz de identificar situações atípicas e acionar automaticamente as equipes responsáveis. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! De acordo com a Ecovias Imigrantes, concessionária que administra o SAI, a tecnologia permite respostas mais rápidas e eficientes, reduzindo riscos aos usuários e melhorando o controle operacional das rodovias. A concessionária informa, no entanto, que atualmente não há câmeras com foco específico na fiscalização de infrações de trânsito. Ainda assim, a Ecovias Imigrantes estuda a implantação de equipamentos desse tipo, com o objetivo de ampliar o uso da tecnologia no sistema e reforçar a segurança nas estradas. “Hoje, a fiscalização no SAI é realizada pela Polícia Militar Rodoviária, que atua 24 horas por dia dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, por meio de cerca de 300 câmeras de monitoramento distribuídas ao longo das rodovias”, informou a empresa, em nota. A concessionária destacou ainda que mantém investimentos contínuos em inovação tecnológica e segurança viária, com foco na redução de acidentes e na oferta de viagens cada vez mais seguras e eficientes no Sistema Anchieta-Imigrantes, principal ligação entre a capital e o litoral de São Paulo.