CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
Praia Grande irá receber do Google o maior cabo submarino de internet do mundo
No Brasil, cidade foi o ponto escolhido para a conexão com Argentina, Uruguai e Estados Unidos
Por: ATribuna.com.br  -  10/06/21  -  13:35
Objetivo é aumentar a capacidade de conexão à internet entre regiões   Foto: Alexsander Ferraz/AT e Divulgação

Com objetivo de aumentar a capacidade de conexão à internet entre regiões, o Google está construindo um cabo submarino que irá ligar o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela empresa nesta quarta-feira (9). Entre as cidades escolhidas em cada país, Praia Grande irá representar o Brasil.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desta forma, o cabo denominado de 'Firmina' irá sair da cidade argentina Las Toninas e irá até a costa leste dos Estados Unidos. No percurso, portanto, o cabo irá se conectar à Punta del Este, no Uruguai e à Praia Grande.


Segundo o Google, Firmina será o cabo mais longo do mundo entre os que funcionam com fonte de energia somente em uma das pontas. Por isso, o tráfego será mantido mesmo que as outras fontes estejam indisponíveis temporariamente. Apesar desta prática não ser comum em cabos longos, a empresa explicou que o Firmina irá se manter funcionando porque recebe uma voltagem 20% maior em relação à usada em sistemas mais antigos.


Desta forma, a expectativa é que o cabo colabore com melhorias do acesso de usuários na América do Sul aos serviços da empresa, como a busca, o Gmail, o YouTube e o Google Cloud.