Praia Grande inicia pré-inscrição para bolsas de estudos na quinta-feira

Interessados têm até 13 de janeiro para efetuar o cadastro pelo site Cidadão PG

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/01/21  -  00:37
Segundo a prefeitura, medida já é tradicional no município
Segundo a prefeitura, medida já é tradicional no município   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria de Educação de Praia Grande inicia, nesta quinta-feira (7), as pré-inscrições para concessão de bolsas de estudos para escolas particulares do município. Os interessados têm até dia 13 de janeiro para efetuar o cadastro e concorrer a uma das vagas.


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A ficha para preenchimento pode ser acessada no endereço eletrônico Cidadão PG. Em 2021, 19 instituições de ensino participam do convênio.


A Secretaria de Educação divulgará novo edital com o chamamento dos pré-selecionados, com data e horário marcados para que o responsável compareça para a entrega dos documentos. A medida foi adotada com objetivo de evitar aglomeração, devido a necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia causada pela Covid-19.


A efetivação da inscrição só ocorrerá após a entrega completa da documentação exigida no edital. Para a bolsa de estudos parcial, a entrega da documentação ocorrerá na secretaria de Educação, localizada na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim. Com relação à bolsa integral, a documentação deverá ser entregue na sede da Secretaria de Esportes e Lazer, situada na Rua João Balbino Correa, s/nº, Tupiry.


A Prefeitura de Praia Grande dispõe de dois tipos de bolsas de estudos. As bolsas parciais (50% do valor da anuidade escolar), para alunos de Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio. Já as integrais, atendem estudantes/atletas do Ensino Fundamental e Médio, que representam a Cidade por meio de seleções coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer.


Confira quais documentos devem ser entregues:


- Ficha de inscrição e declaração de veracidade devidamente preenchidas;


- Comprovante de residência, no nome do candidato ou de um de seus responsáveis legais;


- RG do responsável legal;


- RG ou certidão de nascimento do candidato e dos demais dependentes menores de dezoito anos.


- Título de Eleitor do Município de Praia Grande do responsável legal do candidato;


- Comprovante de rendimento familiar e cópia do holerite referente à no máximo dois meses anterior a solicitação do benefício;


- No caso de trabalhador autônomo, deverá apresentar declaração de renda contendo nome, atividade exercida e média do rendimento mensal, com firma reconhecida em cartório;


- Para cada pessoa que possua renda, e residir com o candidato, deverá o responsável legal apresentar o comprovante de renda referente àquela pessoa;


- Contrato de locação, contrato de compra e venda, escritura ou contrato de financiamento do imóvel que a família residir;


- As pessoas que moram em casa própria poderão apresentar a capa do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU em substituição à escritura ou ao contrato de compra e venda, desde que esteja no nome de um dos responsáveis do candidato;


- No caso de o candidato morar em imóvel alugado e não possuir contrato de locação, trazer declaração de aluguel, com firma reconhecida, contendo o nome do locatário, cópia do recibo de pagamento de aluguel do último mês e cópia do R.G. do locador;


- Se o contrato de locação estiver vencido, deverá apresentar o contrato e a cópia do recibo de pagamento de aluguel do último mês;


- Caso o imóvel seja cedido, o responsável legal deverá apresentar declaração com o endereço do imóvel, o nome do proprietário e o nome da pessoa para qual o imóvel foi cedido e a duração da cessão, com firma reconhecida em cartório do proprietário do imóvel;


- Em caso de zeladoria, o responsável legal deve apresentar declaração da administradora do condomínio em papel oficial com carimbo do administrador e CNPJ;


- Declaração de notas do candidato, devidamente assinada (formal ou eletrônica) pelo Diretor da Unidade Escolar constando o curso, ano e se foi aprovado, somente para os candidatos de Ensino Fundamental e Ensino Médio; Município da Estância Balneária de Praia Grande Estado de São Paulo;


- Os alunos que tenham sido contemplados com o benefício no ano de 2020, e foram reprovados para o ano escolar subsequente, não poderá concorrer a bolsa de estudos no ano de 2021;


- Laudo Médico atualizado atestando o tipo e o grau/nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, sendo essa exigência somente para os alunos com deficiência;


- O laudo requerido deve referir-se à 2020, ou 2021, no ato da entrega dos documentos.
Para os alunos que concorrerem à bolsa integral, além da documentação exigida acima, deverão apresentar também:


- Currículo esportivo, com assinatura, carimbo do técnico e o número da inscrição do técnico no Conselho Regional de Educação Física - CREF, de acordo com o impresso oficial que consta na ficha da pré-inscrição;


- Declaração ou certificado que comprove a participação de cada competição que constar no currículo esportivo expedido pelo organizador do evento;


- Excepcionalmente nas inscrições para o ano de 2021, não serão exigidos declaração ou certificados de eventos esportivos do ano de 2020 em razão da pandemia da COVID-19;


- Não serão aceitas competições nacionais ou internacionais onde o atleta representar outro Estado que não seja o Estado de São Paulo.

O edital completo pode ser conferido no portal Cidadão PG. Outras informações pelo telefone (13) 3496-2350.


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