
Brinquedos desocupados numa praia sem crianças: cenário de desolação na orla de Praia Grande ( Foto: Reprodução )
Era para ser um espaço perfeito para as crianças que frequentam a Praia da Vila Tupy, em Praia Grande, brincarem e interagirem. Porém, quem passa por lá não vê esse cenário. Em seu lugar, abandono e falta de manutenção. Restaram as lembranças de quem já fez dali um verdadeiro recanto e, agora, cobra providências do Poder Público.
[Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp! rel:noreferrer](https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9JSFuGehEFvhalgZ1n" aria-label="Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!" target="_blank)
“Hoje (segunda-feira, 27), eu e meu marido fomos andar de bicicleta pela orla da praia e observamos que todos os brinquedos estão sem... Quase não há mais brinquedos, né? E os poucos que sobraram estão quebrados”, resume a técnica de enfermagem Adriana de Oliveira Cecundino, de 48 anos.
O motorista carreteiro João Araújo da Silva Filho, de 50 anos, reforça o relato: “Praia Grande abandonou a manutenção dos parquinhos em toda a orla. E não foi vandalismo”. Para os dois, resta a memória dos tempos em que os filhos João Hugo, de 11 anos; Amanda, de 13; e Emily, hoje com 19, podiam se divertir nos brinquedos à beira-mar.
“Eram brinquedos lúdicos, onde as crianças brincavam, e a gente ficava supervisionando. Via que não tinha condições de nenhum adulto, nem criança maior, brincar, porque não era adaptado para eles. Era mais para os pequeninos. Fora que todo mundo se reunia, numa interação bem legal. Isso faz muita falta. E é um diferencial que vale muito a pena”, lamenta Adriana.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande afirma que “existe um cronograma de verificação e manutenção de brinquedos instalados na cidade. Quando identificado risco aos usuários, o brinquedo é isolado e posteriormente removido, como no caso citado. Nos casos de remoção, é solicitado um novo equipamento para substituir o anterior. Não há previsão exata de quando será feita a instalação de um novo equipamento no local citado”.
Assuntos relacionados