Moradores de Praia Grande protestam contra fechamento do comércio em 'buzinaço'; VÍDEO

Mobilização aconteceu neste domingo (14), no Canto do Forte

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/03/21  -  16:47
Manifestantes estavam vestidos com a camisa e bandeira do Brasil
Manifestantes estavam vestidos com a camisa e bandeira do Brasil   Foto: Fotos: ATribuna.com.br

Dezenas de munícipes se reuniram para protestar contra o fechamento do comércio na manhã deste domingo (14), em Praia Grande. A concentração ocorreu em frente ao 2° Grupo de Artilharia Antiaérea, no Canto do Forte. Neste sábado (13), uma mobilização com o mesmo objetivoaconteceu em Santos.


Ao som do hino nacional, os manifetantes realizaram um 'buzinaço' contra o decreto que estabelece a fase vermelha do Plano São Paulo. A medida impede algumas atividades comerciais de funcionarem com objetivo de conter o avanço da pandemia de Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Dentro e fora de carros, os comerciantes - vestidos com a camisa e bandeira do Brasil - criticaram a postura do governador João Doria por meio de cartazes e faixas. Além disso, os manifestantes também deixaram claro a insatisfação com o modo como os prefeitos da região lidam com a pandemia.


O protesto foi acompanhado por uma equipe da Polícia Militar.



Plano São Paulo


O Governo de São Paulo anunciou a 'fase emergencial'do Plano SP a partir de segunda-feira (15) em todo o Estado.O decreto estabelece toque de recolher das 20h às 5h para diminuir a circulação de pessoas nas ruas.


Além disso, serviços considerados não essenciais - entre eles, o comércio - estão proibidos de funcionar até o dia 30 de março. O Plano SP busca conter o avanço da pandemia de Covid-19.


A nova fase foi anunciada após o Brasil bater o recorde de mortes pela doença, com 270.917 mil vidas perdidas.


O que diz a Prefeitura de Praia Grande


A equipe deATribuna.com.br entrou em contato com a Administração Municipal, que se posicionou sobre o assunto por meio de uma nota. Leia na íntegra:


A Prefeitura de Praia Grande ressalta que segue tomando medidas para reduzir oimpacto para os setores da economia local que estão sendo afetados devido osdesdobramentos da pandemia da covid-19.


Ao longo desta pandemia, a Administração Municipal tem procurado adotar medidas com dois objetivos: salvar o máximo de vidas possíveis e também manter o funcionamentodos comércios.


Por conta do trabalho preventivo desenvolvido na Cidade e também da estrutura existente para o enfrentamento da covid-19, em determinado momento o Municípioadotou diretrizes próprios não acatando a faixa do Plano São Paulo e mantendo oscomércios abertos.


Infelizmente, com a atual escalada de casos e internações se faz necessárioatender a 'fase emergencial' do Plano, com a liberação momentânea apenas do funcionamento de serviços essenciais.

Ações - A Prefeitura de Praia Grande está adotando novas medidas para amenizar osimpactos da pandemia.


A Cidade anunciou, na última sexta-feira (12), que mais de 8 mil famíliasresidentes na Cidade receberão o auxílio de cestas básicas pelos próximos doismeses. A medida beneficiará pessoas que estão em vulnerabilidade social e aindaprofissionais de alguns setores da economia.

Outra ação que será detalhada em um novo decreto municipal que deverá serpublicado na próxima semana diz respeito as taxas cobradas pela Prefeitura paraliberação de atuação de determinadas atividades. Serão prorrogados até o dia 15 dedezembro de 2021 os pagamentos dos alvarás de permissionários e também do comércioem geral.

Nos últimos meses, alguns setores receberam através de recursos próprios daPrefeitura de Praia Grande até um auxílio financeiro como, por exemplo, ostransportadores escolares. Esses profissionais contaram com três parcelas deauxílio no valor de R$ 1.500.


Logo A Tribuna
Newsletter