Hacker ataca perfil, publica falsa morte de digital influencer e pede dinheiro para velório

Caso ocorreu com Bruna Vitória, de Praia Grande. Jaqueline Teodoro, também influenciadora, foi outra vítima de hacker, que sabotou perfil. Juntas, elas somam quase 40 mil seguidores

Por: Daniel Gois  -  21/02/21  -  09:15
Influenciadoras Bruna Vitória (esquerda) e Jaqueline Teodoro (direita) tiveram perfis hackeados
Influenciadoras Bruna Vitória (esquerda) e Jaqueline Teodoro (direita) tiveram perfis hackeados   Foto: Arquivo pessoal

“É uma coisa tão horrível e desesperadora. Uma falta de ética terrível. Fiquei muito triste, chorei bastante. A conta a gente recupera depois, mas e a saúde mental das pessoas?”. O desabafo é da modelo Bruna Vitória Oliveira Barros, de 21 anos, moradora do bairro Guilhermina, em Praia Grande. Ela teve a conta do Instagram hackeada. Em seguida, foram postados dois stories afirmando que Bruna havia morrido e pedindo dinheiro para ajudar no velório.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Bruna descobriu o fato na manhã desta sexta (19), quando acordou cedo para fazer postagens na rede social, onde tem mais de 6 mil seguidores. Durante a navegação, a influenciadora recebeu uma notificação afirmando que ela havia sido desconectada. Em seguida, amigos, seguidores e vizinhos começaram a ligar desesperadamente.


“Foi muito turbulento. Fiquei desesperada, eram muitas ligações, achando que era algo sério. Abri meu celular e tinham muitas mensagens, gente chorando. Foi desesperador", afirma a modelo.


Em seguida, Bruna conseguiu entrar na conta, apagar as publicações mentirosas e postar um vídeo para alertar os seguidores. Ela conta que os hackers entraram também no Facebook, onde atualizaram a foto de perfil com a frase "Luto". A influenciadora conta que já haviam hackeado seu Instagram há dois anos, quando apagaram algumas fotos.


Invasores diziam, em stories, que Bruna havia morrido e que precisavam de dinheiro para o velório
Invasores diziam, em stories, que Bruna havia morrido e que precisavam de dinheiro para o velório   Foto: Arquivo pessoal

Perfil atacado


Já a influenciadora Jaqueline dos Santos Teodoro, de 20 anos, moradora do bairro Sítio do Campo, teve a conta hackeada na quinta (18). Ela percebeu o ocorrido por volta de 20h40. O perfil, voltado a maquiagem social, tinha 33 mil seguidores.


Jaqueline conta que recebeu uma mensagem, em inglês, de um perfil que se passava pelo oficIal do Instagram. A mensagem afirmava que ela tinha violado as diretrizes e a privacidade da rede social, que o perfil havia sido denunciado por vários usuários e que ela precisava verificar a conta através de um formulário.


“Me mandaram o formulário por e-mail. Pedia meu Instagram, telefone, e-mail e senha, e o porquê eu tinha violado as regras. Preenchi, dizendo que não tinha violado regra nenhuma. Mandaram um código, que chegou no celular, e pediram para eu enviar, mas não enviei. Como eu estava trabalhando, eles já tinham entrado na minha conta. Mudaram meu e-mail, número de telefone, nome de usuário, apagaram todas as minhas fotos e vídeos. Tinham me desconectado. Achei estranho, fiquei desesperada”, relata a moradora de Praia Grande.


Em seguida, Jaqueline usou outro perfil que tem na rede social para pedir que os seguidores denunciassem a conta hackeada. Foi quando o invasor, por meio da conta que era de Jaqueline, começou a enviar mensagens para a jovem. Depois, o mesmo bloqueou as conversas e mudou o nome do usuário.


"Essa pessoa que hackeou ficava me mandando mensagens, falando que ia devolver minha conta, mas que não era para eu ver as conversas. Agora não consigo achar o usuário, porque não sei qual nome ele colocou. Levei tempo pra conseguir a quantidade de seguidores que eu tinha lá. Eu estava muito triste, por ser a minha ferramenta de trabalho, e triste por não ter nada seguro na internet. Não sei o que fazer, já tentei de todos os jeitos recuperar minha conta", lamenta.


As moradoras de Praia Grande disseram que vão registrar boletim de ocorrência para apurar os casos.


Hacker enviou mensagem para Jaqueline e a bloqueou em seguida. Influenciadora não conseguiu recuperar a conta
Hacker enviou mensagem para Jaqueline e a bloqueou em seguida. Influenciadora não conseguiu recuperar a conta   Foto: Arquivo pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter