Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Guarda Ambiental de PG reforça fiscalização no Parque Estadual Serra do Mar

Trabalho foi intensificado após registros de descumprimentos. No último final de semana uma 'rave' foi impedida

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/02/21  -  11:08
Banhos em cachoeira e trilhas fora do especificado também não são permitidos no local
Banhos em cachoeira e trilhas fora do especificado também não são permitidos no local   Foto: Divulgação/PMPG

O Setor Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande tem intensificado as ações de fiscalização do acesso e de uso do Parque Estadual Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões, Base Guariuma), localizado na cidade, após registros de descumprimentos. De acordo com a prefeitura, no último final de semana as equipes impediram que uma ‘rave’ fosse realizada no local.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o inspetor do Sepam, Fábio Rogério Marques, o trabalho tem sido realizado em conjunto com a Fundação Florestal (órgão estadual ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), que administra a Unidade de Conservação; a Polícia Militar Ambiental; e a Sabesp (responsável pelas áreas de captação que estão no parque), além do Sepam.


Ele explicou que o reforço na fiscalização ocorre no momento em que a administração do parque promoveu a sinalização das trilhas, colocou em funcionamento um centro de visitantes e disponibilizou guias para a atividade que deve ocorrer com prévio agendamento. As trilhas oficiais acompanham os condutos que são provenientes da adutora da Sabesp.


No último sábado (06), uma ação específica foi realizada após a identificação de um grupo que estava organizando uma ‘rave’ no parque por meio de redes sociais. As equipes conseguiram impedir que o evento fosse realizado, controlando o acesso de pessoas no local durante todo o final de semana.


É importante lembrar ainda que o banho de cachoeira não é autorizado devido ao risco de comprometimento do abastecimento de água, acidentes como quedas, afogamentos e outros. "O acesso clandestino ou em desacordo com as regras do parque imputa ao infrator as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais. O parque é de todos nós e todos nós devemos cuidar. Cuidar é respeitar suas regras, os limites de visitação, não retirar nada e não deixar nada. A água que abastece Praia Grande nasce na Serra do Mar e não da torneira da nossa casa”.


Atuação


A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (SEPAM), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O SEPAM completou onze anos de atividades em 2020. Além do material humano para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido uma forte aliada ao setor, inclusive com a utilização de drones, principalmente para a identificação de áreas de desmatamento ambiental.


Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.


Logo A Tribuna