Guarda Ambiental de PG reforça fiscalização no Parque Estadual Serra do Mar

Trabalho foi intensificado após registros de descumprimentos. No último final de semana uma 'rave' foi impedida

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/02/21  -  11:08
Banhos em cachoeira e trilhas fora do especificado também não são permitidos no local
Banhos em cachoeira e trilhas fora do especificado também não são permitidos no local   Foto: Divulgação/PMPG

O Setor Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande tem intensificado as ações de fiscalização do acesso e de uso do Parque Estadual Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões, Base Guariuma), localizado na cidade, após registros de descumprimentos. De acordo com a prefeitura, no último final de semana as equipes impediram que uma ‘rave’ fosse realizada no local.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o inspetor do Sepam, Fábio Rogério Marques, o trabalho tem sido realizado em conjunto com a Fundação Florestal (órgão estadual ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), que administra a Unidade de Conservação; a Polícia Militar Ambiental; e a Sabesp (responsável pelas áreas de captação que estão no parque), além do Sepam.


Ele explicou que o reforço na fiscalização ocorre no momento em que a administração do parque promoveu a sinalização das trilhas, colocou em funcionamento um centro de visitantes e disponibilizou guias para a atividade que deve ocorrer com prévio agendamento. As trilhas oficiais acompanham os condutos que são provenientes da adutora da Sabesp.


No último sábado (06), uma ação específica foi realizada após a identificação de um grupo que estava organizando uma ‘rave’ no parque por meio de redes sociais. As equipes conseguiram impedir que o evento fosse realizado, controlando o acesso de pessoas no local durante todo o final de semana.


É importante lembrar ainda que o banho de cachoeira não é autorizado devido ao risco de comprometimento do abastecimento de água, acidentes como quedas, afogamentos e outros. "O acesso clandestino ou em desacordo com as regras do parque imputa ao infrator as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais. O parque é de todos nós e todos nós devemos cuidar. Cuidar é respeitar suas regras, os limites de visitação, não retirar nada e não deixar nada. A água que abastece Praia Grande nasce na Serra do Mar e não da torneira da nossa casa”.


Atuação


A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (SEPAM), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O SEPAM completou onze anos de atividades em 2020. Além do material humano para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido uma forte aliada ao setor, inclusive com a utilização de drones, principalmente para a identificação de áreas de desmatamento ambiental.


Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.


Logo A Tribuna
Newsletter