Ela conta que viu grande quantidade de ratos e lixo na praia (Reprodução/TikTok/artefeedoficial e Divulgação/Prefeitura de Praia Grande) Uma mulher publicou um vídeo criticando a limpeza da praia no bairro Vila Caiçara, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O vídeo foi postado nesta quarta-feira (9), no seu perfil do TikTok. Sônia Cooper, que mora em São Paulo, destacou a presença de ratos na orla, o que, segundo ela, não vê nas ruas da capital paulista. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Para aproveitar a praia vazia no inverno, ela decidiu alugar um apartamento na cidade. “Eu gosto de vir para cá no inverno, justamente porque não tem ninguém. Mas tem um problema. Não tem ninguém de humanos, mas têm muitos ratos”, disse ela. -Vídeo da mulher falando dos ratos e sujeira (1.469181) “Eu estou horrorizada com o que eu estou vendo de rato todos os dias aqui. Para você andar no calçadão da praia, toda hora se vê um rato lá, passando”. A mulher diz que, por isso, achou difícil se sentar na mureta ou nos bancos da orla. Sônia também comentou sobre não ver os animais nas ruas de São Paulo, onde mora desde que nasceu. Ela acrescentou que achou a faixa de areia suja. “Nos dias em que eu andei na praia para caminhar na areia, eu vi lixo. Isso é o povo, mas a Prefeitura tem que fazer sua parte de educar seu povo e limpar a sujeira que ele faz”. O que diz a Prefeitura A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) informou que a manutenção de todo o calçadão é realizada diariamente (faixa de areia, calçadão e ciclovia). “Constantemente, a Prefeitura também realiza ações de conscientização junto aos banhistas sobre o descarte irregular de lixo no local, seja de forma lúdica com peças cênicas na faixa de areia, seja com faixas e banners espalhados pelo local, seja também de forma digital através das redes sociais e sites, ou, até mesmo, com a retomada de programas como o Praia Limpa da Pé, que está sendo reformulado e, em breve, deve ser colocado em ação". Além disso, a Prefeitura tem intensificado a fiscalização junto aos comerciantes da orla no que se refere ao descarte correto dos seus resíduos. Os ambulantes da cidade passam anualmente por capacitações relativas a estas questões. A Sesurb salienta que faz a sua parte, mas conta com a colaboração de todos para manter a orla sempre limpa e organizada e que, caso a população queira relatar alguma situação para que o setor possa verificar o que está acontecendo, basta entrar em contato via Ouvidoria Municipal, através do telefone 162.