Quedas de energia na unidade de saúde ocorrem há dois dias (Vanessa Rodrigues/ AT) Pacientes e acompanhantes do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, sofreram com interrupções no fornecimento de energia neste domingo (23) e nesta segunda-feira (24). De acordo com um visitante, houve pelo menos três quedas de energia durante mais de 40 minutos enquanto esteve no local, deixando os pacientes às escuras. No entanto, o Hospital Irmã Dulce afirmou que a situação foi rápida e os geradores foram acionados. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! O autônomo Vladimir Madureira, de 58 anos, visitava seu sogro, internado devido a um AVC, quando ocorreram as oscilações elétricas. “A energia caiu quatro vezes no domingo. Ficamos no escuro, sem ventilação e iluminação. Um dos apagões durou cerca de 40 minutos; os outros, entre 10 e 15 minutos. Uma enfermeira precisou usar a lanterna do celular para trocar a medicação do meu sogro”, relatou. Durante outra visita nesta segunda-feira (24), segundo o autônomo, houve uma nova queda de energia no local por volta das 18h, com duração de 35 minutos. Ele reforçou que, por esse motivo, o médico não compareceu para informar os acompanhantes sobre o estado de saúde dos pacientes. Vladimir afirmou que a estrutura do hospital é precária e denunciou a falta de água nos banheiros e a escassez de insumos básicos. “Na unidade, não há lençol e fronha para os pacientes; temos que levar de casa. Isso é um absurdo”, desabafou. Posicionamento Diante da situação, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce divulgou uma nota informando que a falta de energia foi pontual e não impactou os atendimentos dos pacientes internados. Ainda de acordo com a unidade de saúde, com a queda de energia, os geradores foram ligados e entraram em atividade de forma gradual. No entanto, os relatos de pacientes e familiares contrastam com a posição oficial do hospital. Por enquanto, não há informações sobre o motivo das faltas de energia e se setores críticos, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e centro cirúrgico, foram afetados.