Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Tartaruga Gigante volta ao litoral de SP e deposita mais ovos; VÍDEO

Animal pesa cerca de 300 quilos e tem mais de um metro só de casco. Especialistas afirmam que o fenômeno é raríssimo

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/03/21  -  12:20
Tartaruga Gigante esteve na praia do Satélite, em Itanhaém, para depositar ovos
Tartaruga Gigante esteve na praia do Satélite, em Itanhaém, para depositar ovos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

A Tartaruga Gigante, que havia depositado ovos na praia do Suarão, em Itanhaém, voltou ao município de Itanhaém, no litoral de São Paulo na noite desta sexta-feira (5), novamente para depositar seus ovos em um ninho na faixa de areia. Agora, o destino escolhido pelo animal foi a praia do Satélite.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O animal, da espécie Dermochelys coriácea, levou cerca de 3 horas entre a deposição dos ovos e o retorno ao mar. Munícipes e especialistas do Instituto Biopesca acompanharam o momento.


“Agora temos 2 pontos de monitoramento e este segundo, nos dá maiores perspectivas já que o local possui melhores características em todos os sentidos do que o primeiro”, declara o biólogo do Biopesca, Rodrigo Vale, ressaltando que a presença do animal se trata de um fato raríssimo.


Tartaruga Gigante esteve na praia do Satélite, em Itanhaém, para depositar ovos
Tartaruga Gigante esteve na praia do Satélite, em Itanhaém, para depositar ovos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Os técnicos que fizeram a inspeção não conseguiram estimar a quantidade de ovos. Especialistas se esforçaram para que as pessoas que se aproximavam não usassem qualquer tipo de iluminação para que a tartaruga se assustasse. 


O animal pesa cerca de 300 quilos e tem mais de um metro só de casco. Ela esteve no município três semanas antes, a pouco mais de 2 quilômetros da praia do Satélite, também para formar um ninho.


O primeiro depósito de ovos aconteceu no dia 19 de fevereiro. Na ocasião, técnicos introduziram uma marcação na tartaruga com uma anilha que tinha um número de série.


O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, César Ferreira, comemorou o fato e disse que o município fornecerá o apoio necessário para o nascimento das tartarugas.


“Para a cidade, é um presente de Deus. A Secretaria de Meio Ambiente prestará todo apoio e suporte para que em breve possamos comemorar o nascimento das pequenas tartarugas”, disse Ferreira.


Técnicos precisaram conter 'espectadores' para que tartaruga não se estressasse
Técnicos precisaram conter 'espectadores' para que tartaruga não se estressasse   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Logo A Tribuna