Guarda municipal realiza resgate emocionante de bebê engasgado com bala no litoral de SP

Bebê de 1 ano e 9 meses havia se engasgado com o doce

Por: ATribuna.com.br  -  30/07/23  -  21:27
Guarda Civil usou a Manobra de Heimlich para salvar a criança engasgada
Guarda Civil usou a Manobra de Heimlich para salvar a criança engasgada   Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

Um menino de 1 ano e 9 meses foi salvo por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) após se engasgar com uma bala e desacordar. O caso aconteceu na tarde da última quinta-feira (27), em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.


Desesperado, o pai da criança chamou os guardas, que faziam uma ronda escolar na Rua Clemente Gomes Ferreira, no bairro Perequê Mirim. Ao encontrarem a criança engasgada e desacordada, o GCM Wagner Freitas iniciou a Manobra de Heimlich, que é um procedimento de primeiros-socorros feito para desobstruir as vias respiratórias em caso de asfixia por objetos ou alimentos.


A manobra foi bem-sucedida e desengasgou a criança. Segundo Freitas, o procedimento levou cerca de quatro minutos. “Quando descemos da viatura, agi espontaneamente, colocando em prática tudo o que aprendemos no curso de primeiros-socorros, mas por dentro, rezava pedindo a Deus que salvasse aquela criança”, conta.


“Quando vi que ela começou a reagir, colocamos o menino na viatura, onde meu colega continuou o procedimento e seguimos para a UPA. Só agradeço à Deus por nos ter possibilitado salvar essa criança”, emenda.


Após os primeiros socorros, o bebê foi levado para a UPA-SUL para receber cuidados médicos e permaneceu em observação na unidade de saúde. Colega de Freitas, o GCM Igor Almeida conta que, a caminho da UPA, a criança começou a reagir e chorar. “Foi então que percebi que ela estava bem. É uma sensação muito gratificante. Salvar uma vida é inacreditável”.


Logo A Tribuna
Newsletter