
Candidaturas: Cristina Wiazowski (à esquerda) disputa Prefeitura pelo Progressistas e Rodrigo Cardoso Biagioni, o Casa Branca, é concorrente pelo União (Reprodução/Redes Sociais)
A um dia da eleição suplementar para definir quem governará a Cidade, Mongaguá vive o clima eleitoral. De um lado, as forças de segurança já traçaram planos para a votação. Do outro, a Justiça Eleitoral providencia os últimos detalhes, como o transporte das urnas para as seções.
Ao todo, 49.777 pessoas estão aptas a votar, distribuídas em 17 locais de votação e 145 urnas. “Duas seções foram agregadas, ou seja, os eleitores votarão numa mesma urna, pelo número reduzido de cadastrados”, informa a chefe de cartório da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, Maria José Ferreira de Oliveira - o cartório da cidade vizinha é responsável também pelas atividades em Mongaguá. Haverá urnas de contingência, em caso de problemas.
Ela reforça que a seção da Emef Prefeito Casimiro Correia Neto (Av. Monteiro Lobato, 5.100) foi desativada, e todos os eleitores de lá votarão na Emef José Cesário Pereira Filho (Rua Washington Luís, 855). “Colocamos faixas informando isso e haverá um ônibus para eleitores que necessitem de deslocamento entre essas unidades”, explica a chefe.
Segundo ela, também haverá transporte gratuito a moradores da zona rural, comunidades indígenas e no Centro de Mongaguá. Poderão votar os eleitores que já haviam fixado domicílio eleitoral e estavam com título regular até 8 de janeiro deste ano. “A justificativa de ausência no dia do pleito poderá ser feita pelo aplicativo e-Título ou nos 60 dias após a votação pelo sistema Justifica no site do Tribunal Superior Eleitoral. Ou, presencialmente, no cartório eleitoral (Avenida Condessa de Vimieiros, 545, no Centro)”, reforça Maria José.
Policiamento
Em nota, a Polícia Militar informa que “haverá reforço no policiamento em todo o Município, com o objetivo de garantir a segurança dos eleitores, candidatos e pessoas que circulem a pé. As operações se estenderão até a conclusão da apuração dos votos”.
Ainda de acordo com a PM, o efetivo contará com o apoio de equipes adicionais e ações estratégicas “para prevenir eventuais ocorrências e assegurar a tranquilidade durante todo o processo eleitoral”.
Locais de Votação
- - EE Agenor de Campos (Rua Aymorés , s/n°, Agenor de Campos )
- - EE Profa Aida Leda Bauer Davies (Rua Silvano Ribeiro Diroz , 200, Vila Arens)
- - EE Profa Aracy da Silva Freitas (Av. São Paulo , 1.774, Centro)
- - Emef Barigui (Rua AntônioHumberto Tórtora, 2.415, Barigui)
- - Emef Flórida Mirim (Av. São Lourenço, 823, Balneário Flórida Mirim)
- - Emef Hortencia Quintino de Faria Botelho (Av. Olavo Bilac, 65, Vila Seabra)
- - Emef Ivone de Almeida Monteiro (Av. Dr. Luiz Pereira Barreto, 819, Vila Atlântica)
- - Emef Jacoub Koukdjian (Rua Virgílo Dias de Oliveira, 422, Balneário Itaguaí)
- - Emef José Cesário Pereira Filho (Rua Washington Luís, 855, Vila Atlântica)
- - Emef Prof. Pedro Fernandes Dante (Rua Francisco De Moraes, 258, Jardim São Francisco)
- - Emef Sirana Koukdjian (Av. Marina, 1.307, Jardim Marina)
- - Emef Tonico Silva (Av. São Paulo, 3.064, Jardim Samoa)
- - Emef Vereador Givaldo Alves Gomes (Av. Arpoador, 425, Jardim Columbia)
- - Emeief Claudia Maria Andrella (Rua São Lourenço, 500, Balneário Regina Maria)
- - Emeief Pequeno Príncipe (Rua Arpoador, s/n°, Balneário Jussara)
- - Emeief Profa Célia Pupo de Jesus (Av. Monteiro Lobato, 3.300, Jardim Aguapeu )
- - Emeief Sítio do Pica-Pau Amarelo (Av. Pres. Costa e Silva, 568, Vila Atlântica)