Acúmulo de lixo, chuvas fortes e valas entupidas têm provocado o retorno de água suja e fezes para dentro das casa (Arquivo Pessoal) Acúmulo de lixo, chuvas intensas e valas entupidas têm causado sérios problemas a uma moradora do bairro Santa Terezinha, em Itanhaém, como o retorno de água suja e fezes para dentro das casas. A Prefeitura informou que as valas da região foram limpas há cerca de 20 dias e outro pequeno trecho será concluído. A moradora Jussara Cardoso, de 75 anos, conta que está tomando banho com barro no box e, devido a problemas no coração, a situação a deixa preocupada. Ela explica que a tubulação da Rua Doze está completamente entupida, impedindo o escoamento da água, que acaba se acumulando e subindo para as casas dos moradores. “Bueiros e valas estão entupidos, ocasionando o retorno de água suja e dejetos para dentro das casas. Nós, moradores, já abrimos chamados na prefeitura e, mesmo assim, não obtivemos retorno", relata. Ela ainda afirma que nos últimos meses com as chuvas, o acúmulo de lixo e as obras na região tem intensificado o problema. “A rua enche quando chove (...) as valas transbordam”, complementa. Prefeitura A Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria informou, em nota, que as valas no bairro Santa Terezinha foram limpas há aproximadamente 20 dias. No entanto, ainda há um pequeno trecho que será concluído nos próximos 30 dias. Ainda ressaltou que que o volume de chuvas nos últimos dias foi acima do normal, o que pode ter impactado a drenagem da região. Também por nota, a Sabesp disse que a situação mencionada na altura do número 535 da rua Doze, no bairro Santa Terezinha, em Itanhaém, "não tem relação com os serviços prestados pela Companhia, não sendo sua responsabilidade a manutenção necessária no local".