A baleia passou perto da lancha e jogou água nas pessoas (Reprodução/TikTok/ilhabelabr) Diversos turistas costumam ir a passeios de lancha enquanto estão em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A depender da sorte, é possível ver animais marinhos pelo caminho, como uma baleia. Este foi o caso de um grupo de pessoas que recebeu “banhos” de uma baleia durante o passeio. O vídeo, publicado no em julho deste ano, acumula mais de 400 mil visualizações no TikTok. Nele, é possível ver que a baleia se aproxima da lancha e se inclina para dar algumas batidas na água com sua nadadeira. Essas ações proporcionaram alguns sustos para quem estava na lancha. -vídeo baleia (1.478837) Diversas pessoas que estavam na embarcação gritaram durante a aproximação do animal marinho. Nos comentários da publicação, algumas pessoas brincaram com a situação. Comentários como “Ela dando tchau”, “Ela claramente: SAAAAAAI” e “Ela ainda dá banho no povo. Que educada”, marcaram a publicação. Presença de baleias na região O biólogo marinho Eric Comin explica que Ilhabela se tornou um ponto de avistagem de jubartes durante a temporada que vai do outono ao início da primavera. Segundo ele, esses animais migram da Antártida em direção ao nordeste brasileiro, principalmente para Abrolhos (Bahia) e Praia do Forte (Bahia), locais de reprodução e nascimento dos filhotes. Porém, jovens jubartes têm sido cada vez mais observadas em áreas próximas do litoral paulista, como Ilhabela, onde permanecem por lá, sem realizar a migração completa. Comin destaca que o turismo e estudo de avistagem, quando feito acompanhado por especialistas, é fundamental para a conservação da espécie, já que possibilita pesquisas, fotoidentificação e educação ambiental. Porém, ele alerta para os riscos quando embarcações se aproximam demais dos animais apenas em busca de fotos. “Você tem um animal gigante, de até 12 metros, que pode saltar ou bater a nadadeira. Há empresas que prometem colocar turistas a cinco metros da baleia, e isso coloca em risco tanto as pessoas quanto os animais”, diz o biólogo marinho. De acordo com ele, a temporada deste ano registrou a passagem de cerca de 30 mil baleias-jubarte pela costa brasileira. Ele defende que a atividade turística seja aliada à fiscalização, garantindo segurança e preservação.