( Vanessa Rodrigues/AT) A madrugada desta quarta-feira (25) foi marcada por temperaturas extremamente baixas em toda a Baixada Santista, com diversos municípios registrando os termômetros mais baixos de 2025 até agora. O frio intenso é reflexo da atuação de uma forte massa de ar polar que atingiu o Estado de São Paulo, derrubando os termômetros principalmente nas áreas mais afastadas do litoral. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Segundo a Defesa Civil de Santos, a cidade registrou a mínima de 11,3°C, a menor do ano. Em São Vicente, os dados da Climatempo apontam 11,7°C, também entre as menores temperaturas registradas em 2025. Já em Peruíbe, o frio foi ainda mais intenso: de acordo com a Defesa Civil estadual, a cidade chegou a 7,8°C, sendo a menor marca de toda a região. Pela manhã, os termômetros ainda marcavam 9,9°C no município. Na cidade de Bertioga, a Defesa Civil local informou que a mínima registrada foi de 12°C, configurando o dia mais frio do ano. Já Itanhaém teve oscilações térmicas entre 7°C e 10°C durante a madrugada, também marcando a menor temperatura de 2025 até agora. Segundo a Defesa Civil de Mongaguá, o município registrou temperatura mínima de 9°C, até então, a mais baixa do ano. A Defesa Civil de Cubatão informou que a medição oficial da temperatura e dos ventos é realizada pela Base Aérea de Santos. Contudo, a administração disse que os aplicativos de celular que informam a temperatura registaram mínima esta noite de 10° com sensação térmica de 9°. Procuradas, as Prefeituras de Guarujá e Praia Grande não enviaram as menores temperaturas até a publicação desta reportagem. Por que está fazendo tanto frio? De acordo com a Defesa Civil do Estado, o cenário é consequência da passagem de uma massa de ar polar pelo território paulista, responsável pelo declínio acentuado das temperaturas. O fenômeno afeta principalmente áreas mais elevadas e distantes do mar, onde a amplitude térmica é naturalmente maior. A recomendação das autoridades é de atenção redobrada com pessoas em situação de vulnerabilidade, que ficam mais expostas aos efeitos negativos do frio intenso. Ainda segundo a Defesa Civil, não há previsão de novos recordes de frio nos próximos dias, e uma elevação gradual nas temperaturas deve ocorrer até o final da semana. Previsão do tempo para os próximos dias Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de frio deve persistir até quinta-feira (26), mas as temperaturas começam a subir já na sexta-feira (27), quando há previsão de chuva. Confira a previsão para Santos: Quinta-feira (26): Mínima de 12°C, máxima de 29°C. Sol e noite com muitas nuvens. Sexta-feira (27): Mínima de 16°C, máxima de 33°C. Muitas nuvens com chuva isolada. Sábado (28): Mínima de 17°C, máxima de 23°C. Muitas nuvens. Domingo (29): Mínima de 17°C, máxima de 33°C. Muitas nuvens. Vale do Ribeira Segundo a Defesa Civil do Estado, Registro, no interior de São Paulo, os termômetros da cidade chegaram a marcar uma temperatura negativa, sendo ela –0,9°. De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), Apaí chegou a registrar -1,9ºC, uma das menores temperaturas do estado.