Idosa morre após ser atingida por árvore durante temporal em São Vicente

Chuva e fortes ventos causaram diversos transtornos nas cidades da Baixada Santista

Por: De A Tribuna On-line  -  28/04/19  -  21:57
Atualizado em 28/04/19 - 22:06
Vítima fatal morreu no local; sobrevivente foi encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente
Vítima fatal morreu no local; sobrevivente foi encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente   Foto: G1 Santos

Uma idosa morreu e outro senhor ficou ferido após serem atingidos por uma árvore que caiu, no Gonzaguinha, em São Vicente, durante um temporal que atingiu a Baixada Santista, neste domingo (28).  Segundo a Prefeitura, a árvore fica localizada na Praça Carlos Antonio Menon e os dois munícipes atingidos eram ambulantes. 


A vítima fatal faleceu no local. O outro ambulante, de 72 anos, foi encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente com ferimentos e hematomas. Segundo a administração municipal, ele está consciente, passou por exame de raio-X e será avaliado pelo ortopedista e cirurgião geral.


A chuva e os fortes ventos provocaram diversos transtornos para os moradores da região. De acordo com a Defesa Civil de Santos, a velocidade dos ventos na Ponta da Praia, por volta das 16h28, foi de 82km/h, com rajadas de 150 km/h. 


A meteorologista Bianca Lobo, do Instituto Climatempo, afirma que a mudança de tempo deste domingo era prevista desde meados da semana, devido à aproximação de uma frente fria. Pode chover e ventar com força novamente agora à noite e na madrugada desta segunda-feira, segundo ela.


Para esta segunda-feira (29), é previsto vento sudeste, com temperaturas mais baixas, mais umidade e chuva entre fraca e moderada. E, ao menos na terça-feira, tempo encoberto e chuviscos.


Ocorrências


Uma árvore caiu na Rua Júlio Conceição, esquina com na Rua Martim Francisco, Encruzilhada em Santos. Com a queda, ela atingiu um carro, que estava estacionado. O proprietário é Flávio Silva Farias, 33, empresário, morador de Praia Grande.


"Eu e minha esposa estávamos indo para o carro, que estava estacionado. Vimos quando as duas árvores caíram. Mais 30 segundos estaríamos dentro do carro. Foi um livramento", disse o motorista.


Segundo proprietário do veículo, árvore caiu momentos antes dele e a esposa entrarem no carro
Segundo proprietário do veículo, árvore caiu momentos antes dele e a esposa entrarem no carro   Foto: Marcelo Luís/AT

Também foram registradas quedas de árvore na Rua Vahia de Abreu, entre as ruas Alexandre Herculano e Goiás, e na Avenida Washington Luiz, no Boqueirão. Na Rua Pérsio de Queiroz Filho, na Encruzilhada, uma árvore caiu e acabou bloqueando o tráfego na via. A mesma situação ocorreu na Rua Frei Francisco Sampaio, entre as ruas Álvaro Alvim e Aureliano Coutinho, no Embaré.


Cinco árvores caíram próximo ao condomínio Bolívia, no BNH, na Aparecida. Segundo o morador Paulo Figueiras, o conselheiro do condomínio realizou quatro pedidos de poda das árvores. E nada foi realizado até hoje.


Segundo a Prefeitura de Santos, um homem de 35 anos foi atingido por uma árvore na rua Pedro Gonçalves Borges, no José Menino. Ele foi resgatado pelo Samu em estado estável e encaminhado para a Santa Casa de Santos.


A Defesa Civil de Santos informou que várias ocorrências foram registradas como quedas de árvores e semáforos apagados devido a falta de energia elétrica em alguns pontos da cidade. Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) de Santos estão atendendo as ocorrências. Um balanço detalhado das ocorrências será realizado e divulgado posteriormente.


A CET informou que há mais de 20 locais com problemas por conta de quedas de árvores. Alguns pontos obstruídos - Avenida Afonso Pena (sentido Ponta da Praia) com a rua Felipe Camarão; Cana 4 (Avenida Siqueira Campos) com Pedro Lessa, sentido praia/cais e rua Guaiaó com rua Guaibê. Há vários semáforos apagados por falta de energia elétrica.


Uma parte do teto da Santa Casa de Santos também desabou devido às chuvas. A assessoria de comunicação do hospital informou que tiveram algumas ocorrências devido ao temporal,  mas que a situaçãoestá sob controle, e as equipes de manutenção estão no local. Não houve feridos.


Moradores de bairros como Centro, Marapé, Vila Belmiro, Gonzaga, Pompéia, Campo Grande e Aparecida reclamaram de falta de luz em suas residências devido à chuva e aos fortes ventos. Alguns locais em São Vicente também registrarm a queda de energia.


Em nota, a CPFL Piratininga informou que as subestações afetadas durante o temporal já foram religadas e a energia de Santos e São Vicente já foi restabelecida. Esse desligamento foi ocasionado pela queda de uma árvore de grande porte em uma de nossas linhas de transmissão que alimentam a região. A falta de energia durou em torno de duas horas. No entanto, em alguns lugares a luz voltou somente nos primeiros minutos desta segunda-feira.


Ainda em São Vicente, a Defesa Civil informou que atendeu a chamados sobre queda de árvores, na Rua Freitas Guimarães, no Boa Vista; Rua Campos de Bury, no Parque Bitaru; Rua Ipiranga com Praça Bernardino de Campos, e na Praça Barão do Rio Branco, no Centro.


Em Praia Grande, parte do forro do teto do Litoral Plaza Shopping caiu após as chuvas que atingiram a região neste domingo. Segundo relato de uma leitora, o problema é recorrente no local e pessoas já chegaram a se machucar devido à situação. A Tribuna On-Line tentou não conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa do estabelecimento por porblemas na linha telefônica.


Aproximadamente 29 mil moradias nas cidades de Itanhaém, Peruíbe, Guarujá e Bertioga também ficaram sem luz neste domingo. De acordo com a Elektro, a passagem da frente fria, acompanhada de ventos fortes, provocou a queda de árvores na rede elétrica e desligou vários alimentadores no Litoral Sul e Baixada Santista.


Em Cubatão houve alguns pontos de queda de energia. Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município, o fornecimento de luz já foi restabelecido. No mais, não houve registros.


A Dersa informou que a travessia de balsas e barcas chegaram a ficar paralisadas por cerca de 1 hora. Depois, as embarcações passaram a operar com capacidade reduzida. A espera chegou a 30 minutos no lado de Santos, enquanto os motoristas em Guarujá aguardavam por 1h30.


Parte do forro do teto do Litoral Plaza Shopping caiu após as chuvas deste domingo
Parte do forro do teto do Litoral Plaza Shopping caiu após as chuvas deste domingo   Foto: Arquivo pessoal

Arvore caída na rua Frei Francisco Sampaio entre as ruas Álvaro Alvim e Aureliano Coutinho, no Embaré, em Santos
Arvore caída na rua Frei Francisco Sampaio entre as ruas Álvaro Alvim e Aureliano Coutinho, no Embaré, em Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Árvore caída na Rua Dr. Vítor de Lamare, no Boqueirão, em Santos
Árvore caída na Rua Dr. Vítor de Lamare, no Boqueirão, em Santos   Foto: Júnior Batista/AT

Cinco árvores caíram próximo ao condomínio Bolívia, no BNH, em Santos
Cinco árvores caíram próximo ao condomínio Bolívia, no BNH, em Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Rua Jurubatuba com a Rua Lacerda Franco, na Aparecida, em Santos
Rua Jurubatuba com a Rua Lacerda Franco, na Aparecida, em Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Logo A Tribuna
Newsletter