Ventania pode ter contribuído para batida de navio na travessia Guarujá-Santos, diz especialista

Segundo o ex-capitão dos portos Alberto Pinheiro de Carvalho, a atividade de navegação é segura; caso é investigado

Por: Nathália de Alcantara  -  21/06/21  -  10:15
 Horas após acidente, cenário de destruição do lado de Guarujá da travessia
Horas após acidente, cenário de destruição do lado de Guarujá da travessia   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Para o ex-capitão dos portos e atual diretor de Relações Institucionais da Brasil P&I, Alberto José Pinheiro de Carvalho, o horário do acidente em que um navio da Hamburg Sud bateu no flutuante onde faz o embarque e desembarque de ciclistas da travessia de balsas entre Santos e Guarujá havia muito vento e isso é fator complicador para manobra de navio em águas restritas, como no canal do Estuário.


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“Aconteceu uma situação meteorológica adversa, com rajadas intensas. Não podemos afirmar que essa foi a causa, pois teremos uma investigação e pode ter sido uma falha mecânica, mas é algo que chama a atenção”.


Alberto José lembrou de um caso semelhante que ainda está em andamento no Tribunal Marítimo. Em 2018, um navio porta-contêineres colidiu contra três balsas que transportam veículos. Na ocasião, ninguém se feriu.


“É um processo que demora. Nesse caso, em particular, temos de considerar a pandemia. Até a conclusão dos trabalhos, deve demorar de três a quatro anos”.


 Casco do navio ficou danificado após colisão com flutuantes e atracadouro em Guarujá
Casco do navio ficou danificado após colisão com flutuantes e atracadouro em Guarujá   Foto: ATribuna.com.br

Após o começo da investigação pela Capitania dos Portos de São Paulo, os detalhes serão encaminhados ao Tribunal Marítimo e à Procuradoria Especial da Marinha.


“No Porto de Santos, circulam 5 mil navios por ano e, graças a Deus, a atividade de navegação busca atingir padrões de segurança mais elevados. A atividade é segura na região. Mesmo com a questão dos aumentos de cargas e movimentação de navios, a incidência de acidentes é pequena”, explica o ex-capitão dos portos.


Com relação ao ressarcimento dos danos materiais, o diretor de Relações Institucionais da Brasil P&I diz que as partes devem tentar entrar em um acordo, além do seguro, que avaliará toda a situação.


Relembre


O navio de contêineres Cap San Antonio atingiu um flutuador utilizado para o embarque e desembarque de ciclistas das balsas que fazem a travessia entre Santos e Guarujá. O acidente ocorreu por volta das 13h30 deste domingo e não deixou vítimas.


Imagens do acidente, que circularam nas redes sociais, mostram um buraco no casco do navio, ocasionado pela colisão com o píer e o atracadouro da balsa.


Horas após o acidente, imagens de ATribuna.com.br mostram o cenário de destruição causado pelo acidente, enquanto que fiscais e peritos de autoridades responsáveis inciavam apuração das causas que levaram ao colisão.


  Píer foi destruído após navio colidir na tarde deste domingo
Píer foi destruído após navio colidir na tarde deste domingo   Foto: ATribuna.com.br

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