Prefeito eleito Farid Madi participou de atividade do movimento Guarujá 2034 (Sílvio Luiz/AT) O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi (Pode), que tomará posse nesta quarta-feira (1º), manifestou interesse em integrar câmeras de vigilância ao programa estadual Muralha Paulista. A intenção foi mencionada nesta segunda-feira (30) em entrevista coletiva no Salão Imperial do Casa Grande Hotel, na Enseada. O Muralha Paulista consiste no compartilhamento de dados entre Estado e municípios, para possibilitar ações mais eficientes no combate ao crime. No encontro, o coordenador adjunto do Grupo de Tecnologia da Informação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Souza, reiterou que o compartilhamento de informações seja de órgãos públicos ou de particulares torna mais eficazes as ações contra criminosos. “O Muralha Paulista consiste no compartilhamento de dados que são acessados por todas as Polícias e a SSP. Por isso, é importante para o Estado contar com municípios parceiros”, disse Souza. Ao se referir ao sistema municipal de monitoramento com câmeras, Farid declarou que “precisamos investir mais em tecnologia, fazer com que a central seja equipada com equipamentos de última geração, com reconhecimento facial e inteligência artificial”. Farid afirmou que segurança é uma das prioridades do seu mandato. “Guarujá tem problemas como todas as outras cidades e nós vamos investir muito em segurança pública”, mencionou. A coletiva transcorreu durante a apresentação do movimento Guarujá 2034, que é formado por entidades e empresários das redes comercial, hoteleira e gastronômica de Guarujá. A denominação do movimento faz alusão ao aniversário de 100 anos da emancipação político-administrativa do Município, a ser celebrado em 2034. Em discurso, o empresário e presidente do movimento Guarujá 2034, Lourival De Pieri, declarou que a comunidade empresarial da cidade quer contribuir com a gestão do futuro prefeito no desenvolvimento da Cidade, principalmente em turismo, segurança pública, educação e saúde. Reativadas Câmeras de monitoramento foram reativadas em Guarujá para reforçar a segurança pública. Cerca de 100 equipamentos estão funcionando em pontos de grande circulação de pessoas, como praias e centros comerciais. O sistema estava desativado desde 2022. O prefeito eleito Farid Madi anunciou a medida no pronunciamento que fez nesta segunda (30). Repetiu, conforme havia dito na semana passada, que entrou em contato com empresas que já prestaram o serviço na Cidade para reativar a Central de Monitoramento do Município. Por redes sociais, o prefeito Válter Suman (PSDB) havia desmentido o sucessor, argumentando que a reativação da central já estava prevista em contrato com uma empresa particular. “Conversamos com alguns parceiros que tinham interesse em ajudar a Cidade e reativamos boa parte das câmeras, em princípio, nas praias de Pernambuco, Enseada, Pitangueiras, Astúrias e, em breve, no Tombo. O sistema também está funcionando nos corredores comerciais das avenidas Dom Pedro I, Adhemar de Barros, Thiago Ferreira e Santos Dumont”.