Hospital de Campanha de Guarujá registra 14 mortes por Covid-19

Unidade, erguida dentro da Base Aérea, tem média de um óbito por dia desde a abertura, em 9 de maio

Por: Matheus Müller  -  23/05/20  -  12:00
Cidade instalou um hospital de campanha na Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho
Cidade instalou um hospital de campanha na Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho   Foto: Matheus Tagé/AT

A cada dia, uma pessoa morre com Covid-19 no Hospital de Campanha da Base Aérea, em Guarujá. Inaugurado há duas semanas, no dia 9 de maio, já passaram pelo local 64 pacientes, sendo que 13 receberam alta e 14 morreram. Atualmente, a unidade tem 50% de ocupação da UTI e 48% de enfermaria. São 20 e 50 leitos respectivamente. 


A Prefeitura ressalta que o equipamento provisório é voltado para o atendimento de moradores da cidade. Aos pacientes que receberam alta, a Secretaria de Saúde diz fornecer as orientações para o autocuidado, um resumo de alta médica e o encaminhamento para a rede básica, que deverá acompanhá-lo.


A administração municipal aponta que o município conta com 192 leitos destinados a pacientes infectados pelo coronavírus. Além dos leitos já citados do Hospital de Campanha, o Hospital Santo Amaro conta com mais 10 vagas em UTIs contratadas pela prefeitura. 


A Secretaria de Saúde destaca, ainda, os leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A UPA Rodoviária conta com 20 leitos de observação e 4 de isolamento, enquanto a UPA de Vicente de Carvalho, que dispõe de 30 leitos, sendo 12 clínicos, 8 semi-intensivos e 10 de pediatria. A UPA Enseada tem 18 leitos: 14 clínicos e 4 semi-intensivos.


A prefeitura informa, também, que mantém 20 leitos de retaguarda para pessoas em situação de rua em dois Centros de Atenção Psicossocial, sendo 10 à disposição no Caps AD e os demais no Caps III. A mesma quantidade, 20 leitos, só que de clínica médica, também foi disponibilizada no Ambulatório Médico de Ambulatório (ARE). 


Monitoramento


Dos leitos municipais, 46 estão ocupados por 20 pacientes em UTIs e 26 em vagas de enfermaria. A Prefeitura ressalta que membros da Secretaria de Saúde que estão envolvidos no monitoramento e planejamento de ações pertinentes ao enfrentamento à pandemia, atentos ao aumento/curva de casos suspeitos e confirmados da covid-19. 


"A partir destes dados, são tomadas novas ou necessárias intervenções, seja no quesito de monitoramento, testagem ou remanejamento de leitos, uma vez que a situação é dinâmica e pode desdobrar em acréscimo exponencial de casos", diz, em nota, a prefeitura.


Logo A Tribuna
Newsletter