Guarujá suspende aulas presenciais na rede municipal

Professores do município relataram que vem sofrendo danos psicológicos por trabalhar presencialmente com o avanço da pandemia

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/03/21  -  20:11
Município não seguirá a linha já anunciada pelo Governo do Estado
Município não seguirá a linha já anunciada pelo Governo do Estado   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Por conta da mudança para a fase emergencial do plano São Paulo euma nova capacitação on-line para professores, a Prefeitura de Guarujá informou que as aulas presenciais na rede municipal estarão suspensas. Com 38 casos confirmados de covid-19 na rede municipal, a volta às aulas presenciais já estava sendo criticada por educadores do município, que pediam uma melhor estruturação para retomada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Um professor da cidade, que preferiu não se identificar, acredita que se a categoria não for vacinada, muitos profissionais acabarão falecendo em decorrência da doença. "O medo de dar aula está causando muitos danos psicológicos nos professores e funcionários", diz.


Mesmo que as escolas estejam equipadas com álcool em gel e com as aulas acontecendo com um número reduzido de alunos, os professores continuam temendo o contágio, por conta do trânsito de pessoas dentro da escola.


O professor conta ainda que, na escola em que ele trabalha, duas pessoas positivaram para a doença e outras cinco aguardam o resultado. "Não tem como você não pensar na própria vida e o medo de contrair a covid na escola. Eu fiquei e estou fazendo o isolamento social. Mas já perdi duas pessoas da família por covid ano passado. Então a sensação agora de voltar sem a vacina é difícil", diz.


Conforme o último levantamento, a Prefeitura de Guarujá informa que a Cidade possui, ainda, 39 casos suspeitos entre professores da rede municipal de ensino. Outros três casos foram descartados. Os números compreendem um total de 24 unidades escolares.


A Administração Municipal salienta, também, que antes do início das aulas, em 22 de fevereiro, o total registrado era de 17 casos, entre confirmados e suspeitos. Não há óbitos registrados.


Além disso, a partir de segunda-feira (15), a Prefeitura realizará uma capacitação on-line voltada aos professores e demais educadores da plataforma digital “Conecte Educação”, para fomentar o ensino híbrido. Por este motivo, as aulas presenciais na rede municipal de ensino estarão suspensas e os estudantes seguirão com o Ensino Remoto, através dos roteiros de estudos on-line e da retirada do material impresso nas escolas.


O município também retomará o fornecimento da merenda escolar aos estudantes da rede municipal a partir de segunda (15). O serviço estará concentrado em 12 polos para retirada das embalagens.


Logo A Tribuna
Newsletter