Uma força-tarefa para fiscalizar possíveis abusos cometidos em Guarujá realizou, de dezembro a janeiro, mais de 800 vistorias a embarcações, atendeu 387 ocorrências de som abusivo, entre outras ações preventivas. Ouvir música com o som alto esteve entre o maior número de ocorrências. Nas áreas residenciais foram 155 ocorrências, no comércio 133, em veículos 51, na faixa arenosa 12 e em vias públicas 36.
As bicicletas na faixa de areia estiveram também na mira dos fiscais. Foram recolhidas ao pátio 65 bikes. A ação visa coibir que os veículos se tornem instrumentos para delitos e veículo de fuga para criminosos.
Segurança em terra e também na água
Um convênio firmado no ano passado entre Prefeitura e Marinha permitiu que os agentes fiscalizassem as atividades náuticas. Ainda na faixa arenosa, eles verificam a documentação das embarcações e dos condutores, bem como da observância das regras de tráfego aquaviário na orla marítima.
A fiscalização é realizada pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA). De dezembro a janeiro foram realizadas 884 vistorias a embarcações. Destas, 37 estavam irregulares.
Confira o balanço:
Relatório de atendimento: 514
Boletins de ocorrência: 176
Som abusivo: 387
Multa de trânsito: 328
Som apreendido: 37
Bicicletas recolhidas ao pátio: 65
Fiscalização náutica: 37 operações
Patrulhamento preventivo: 33
Ocorrências com animal: 48 chamados - 28 resgates
Embarcações vistoriadas: 884 - Embarcações irregulares: 37