Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Guarujá comemora o dia de Iemanjá na praia da Enseada

Participantes de várias entidades religiosas realizaram cerimônia com cântico e oferendas à Rainha das Águas

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/02/21  -  19:50
O evento foi realizado de forma adaptada em frente à praça Horácio Lafer
O evento foi realizado de forma adaptada em frente à praça Horácio Lafer   Foto: Divulgação/PMG

Com cânticos e flores, nove representantes de entidades religiosas de Guarujá se reuniram nesta terça-feira (2), na praia da Enseada, para a tradicional entrega de oferendas em homenagem ao dia de Iemanjá, a Rainha das Águas. O evento foi realizado de forma adaptada em frente à praça Horácio Lafer, sem a presença de público, em função da pandemia da Covid-19. No início, os participantes fizeram um cântico aos orixás, e após, caminharam até o mar para saudá-la e fazer a entrega dos presentes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Mesmo com a pandemia, a Equede do Barração do Ilê Asé Omo Ty Oyá, Viviane Fernandes Freitas de Almeida, achou a cerimônia muito bonita. “Saí das águas do mar com a sensação de dever cumprido. Sabemos que aglomerações não são permitidas, mas acreditamos que dentro dos protocolos podemos sim louvar ao nosso sagrado, podemos sim saudar a Mãe Iemanjá em seu dia!”, afirmou.


Para o titular da Secretaria de Cultura, Renato Pietropaolo, fomentar esta celebração contribui para ampliar a diversidade na região “Essa festividade é tradição em nosso município. Comemorá-la é uma forma também de firmar o nosso compromisso com a diversidade religiosa” relatou.


O pai de Santo da Tenda Espírita Mãos Estendidas, Weverton Ventura, achou que a emoção foi grande. “Com rosas nas mãos, olhos cheios de lágrimas de gratidão, e o coração cheio de fé e esperança, viemos pedir por nós e por todos aqueles que têm fé nessa grande mãe. Que Mãe Iemanjá nos abençoe hoje e sempre!”, disse.


A vice-prefeita Adriana Machado, que esteve no evento, ressaltou a importância cultural desta celebração. “A prefeitura valoriza a história do seu povo. Mesmo na pandemia, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Cultura, seguindo todos os protocolos necessários. Ao acompanhar os Ilês nesta manhã, fizemos referência às crenças e pedimos proteção à mãe das águas por dias melhores!”, comentou.


Logo A Tribuna