Guarujá avança na criação de corredor ecológico

Cidade realiza oficinas participativas para instituição da área de proteção da Serra de Santo Amaro. A junção com Serra do Guararu possibilitará formação do Corredor Ecológico

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/02/21  -  18:25
APA da Serra do Guararu foi instituída em 2012
APA da Serra do Guararu foi instituída em 2012   Foto: Divulgação/PMG

A prefeitura de Guarujá realizará, nesta sexta-feira (19),duas oficinas participativas on-line (dinâmicas em grupo) junto aos munícipes, para tratarda instituição da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro. Ao lado da APA Serra do Guararu – já instituída – o local formará o Corredor Ecológico de Guarujá.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As oficinas serão feitasnos dias 19(entre por aqui)e 24 de fevereiro(entre por aqui). Este é o segundo passo para a instituição definitiva da APA. Já foi realizado um estudo de viabilidade técnica, capitaneado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que investigou aspectos como: biodiversidade local, paisagem, meio físico e demais características da região. Com a conclusão das oficinas participativas – que é parte do processo de consultas públicas – o projeto fica pronto para virar decreto no Município.


A criação do Corredor Ecológico visa, de acordo com a prefeitura, não apenas proteger a biodiversidade, mas também criar mecanismos de gestão compartilhada dos espaços e ordenamento de território. Quando concluído, o corredor ambiental ocupará cerca de 50% de toda a área do município.


“A proteção da área de mata é o princípio básico, mas não fica só nisso. É garantir o desenvolvimento da região como um todo, com a criação de políticas ambientais visando a preservação do bioma e uma exploração ordenada do espaço. São inúmeras as possibilidades, em especial o turismo ecológico”, destaca o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Sidnei Aranha.


Serras do Guararu e de Santo Amaro


A primeira a ser instituída como APA foi a Serra do Guararu, em 2012. Ela compreende toda a região do Perequê, próximo à divisa com Bertioga, em área conhecida como Rabo do Dragão. Em 2018, foi reconhecida como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.


A Serra de Santo Amaro é a mais extensa da cidade. Ela cobre bairros como Astúrias, Pitangueiras e Enseada, chegando próximo ao Perequê, e partindo por todos os bairros de Vicente de Carvalho até chegar à região da Base Aérea.


Logo A Tribuna
Newsletter