EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

14 de Outubro de 2019

Guarujá ganha centro para animais marinhos

Estrutura, que fica localizada no Jardim Las Palmas, deve atender aves voadoras, pinguins e mamíferos marinhos de pequeno porte

Animais marinhos achados nas praias da região vão ter um recurso a mais para a recuperação de sua saúde. Um Centro de Reabilitação e Despetrolização destas espécies foi entregue no Jardim Las Palmas, em Guarujá e deve atender aves voadoras, pinguins e mamíferos marinhos de pequeno porte, como um leão marinho ou um golfinho. 

A unidade, gerenciada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e operacionalizada pela equipe do Instituto Gremar, faz parte do acordo de licenciamento ambiental com o Ibama para as atividades do escoamento de óleo e gás do pré-sal na Bacia de Santos, dentro do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos. 

Estrutura  

Com isso, São Paulo passa a ter cinco bases. Além de Guarujá, há unidades em Cananeia, Praia Grande, São Sebastião e Ubatuba. O novo centro tem capacidade para 220 animais. Além dos espaços para tratamento e repousos, há uma área para necropsias.  

“Trazemos o animal para identificar do que ele morreu, pois esse é um projeto estruturado para tentar avaliar possíveis impactos da exploração de óleo e gás”, afirma André Silva Barreto, biólogo e coordenador geral do PMP pela Univali. 

Uma das exigências do órgão ambiental é de que estes centros tivessem uma área voltada a animais que se contaminassem com o óleo. “Até hoje, não houve ocorrência envolvendo petróleo vindo das plataformas. Os casos estão ligados à contaminação com óleo das embarcações turísticas”, afirma Rosane Farah, bióloga responsável do Gremar e gerente da base de Guarujá. 

Localização e resgate 

Diariamente são encontrados animais na região, com uma média de 100 por mês, sendo 80% já mortos. “O principal problema é quando animais comem lixo, principalmente tartarugas verdes jovens, que comem plásticos no mar”, avalia o gerente de Meio Ambiente da Bacia de Santos da Petrobras, Marcos Vinicius de Mello. 

Já Barreto acredita que a operação deva começar no espaço até o final deste mês. Enquanto isso, todo o atendimento continua acontecendo no Gremar, no Jardim Guaiúba, até a mudança definitiva. 

Contato  

Caso alguém encontre um animal na praia, pode entrar em contato como Instituto Gremar pelo 0800-6423341 ou (13) 99711-4120 (24 horas)