Funcionários do PS de Vicente de Carvalho, em Guarujá, denunciam antiga administradora por falta de pagamento (Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá/Arquivo) Funcionários de uma empresa que administrava o Pronto Socorro de Vicente de Carvalho (PSVC), em Guarujá, no litoral de São Paulo, têm se queixado de problemas no pagamento de salários e de más condições de trabalho. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (IASE), que perdeu a licitação no último dia 12 (sábado), estaria fazendo a transição dos funcionários, com as respectivas demissões, mas sem realizarem o pagamento dos salários referentes ao mês de junho. O IASE e a Prefeitura de Guarujá se posicionaram sobre o caso (Confira as respostas mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! “Além do cenário caótico, agora a terceirizada que cuida da alimentação cortou a refeição dos funcionários enquanto a entidade não dá previsão para o pagamento ser feito”, conta um funcionário, que não quis se identificar. Segundo ele, o hospital não tem fralda e a medicação está em falta. “Tenho uma conhecida que não pagaram Vale Alimentação, FGTS e o salário”, acrescenta. Posicionamentos Em nota, o IASE afirma que “sempre realiza o pagamento dos salários imediatamente após o repasse do Município” e que, até o momento, “o Município de Guarujá não repassou o recurso, infelizmente. No último dia 8 de julho, foi realizada uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Município, onde foi informado para a equipe do novo governo o déficit orçamentário do contrato de gestão que acumula o montante aproximado R\$ 10 milhões”. O instituto acrescenta que, “nessa reunião, foi exposto pela entidade a preocupação quanto ao pagamento dos colaboradores e fornecedores da unidade. Nesta quinta (11), a pedido do município, o IASE expediu um outro ofício informando os valores em aberto da folha de pagamento e aguarda que o município realize o repasse”. Prefeitura não renovará contrato com a IASE para gestão de equipamentos de saúde (Vanessa Rodrigues/AT) Já a Prefeitura de Guarujá contesta a informação da IASE sobre o repasse de dinheiro. “Não há atraso nos repasses previstos no contrato de gestão vigente, uma vez que, conforme estabelecido em cláusula contratual, os valores são transferidos de forma antecipada. Inclusive, o valor referente aos salários que são pagos no mês de julho foi repassado ainda no mês de junho. Dessa forma, a Administração Municipal não reconhece qualquer pendência financeira em relação ao cumprimento de suas obrigações”. A prefeitura afirma, ainda, que “quanto aos valores que ainda não foram transferidos, estes estão vinculados a pendências técnicas nas prestações de contas apresentadas pela organização, as quais estão sendo analisadas em conjunto, com nova reunião já agendada”. Além disso, “reitera seu compromisso com a transparência e com a continuidade dos serviços prestados à população, e segue aberta ao diálogo com a organização até o encerramento definitivo do contrato”.