Decisão sobre curso para aeronaves sai em 30 dias

É o prazo em que a Anac terminará relatório sobre a estrutura da Etec de Guarujá

Por: Da Redação  -  05/10/19  -  23:38
Técnicos da Anac fizeram perícia nesta sexta-feira (4) Escola Alberto Santos Dumont
Técnicos da Anac fizeram perícia nesta sexta-feira (4) Escola Alberto Santos Dumont   Foto: Divulgação

Em 30 dias, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terminará um relatório sobre as estruturas física e pedagógica da Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, em Guarujá. O documento com possíveis ajustes na unidade é a penúltima etapa antes da possível volta às aulas do curso técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves. 


A formação, com mais de quatro décadas de existência, foi interrompida em abril porque a Etec não realizou, no tempo exigido, as mudanças curriculares e de qualificação dos docentes propostas pela Anac. 


Cerca de 90 alunos deixaram de aprender uma profissão que tende a ganhar demanda regional, com a perspectiva de ampliação do Aeroporto de Itanhaém e a transformação de parte da Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho, num aeródromo. 


Com a conclusão do relatório, o processo para reativação do curso avança para a etapa final: a de realização dos ajustes necessários a serem apontados na vistoria.


Os prazos foram informados na manhã de ontem, enquanto dois agentes da Anac faziam perícia no local. O encontro foi intermediado pela deputada federal Rosana Valle (PSB). 


“Trata-se de um curso tradicional na região, que formou muitos mecânicos de aeronaves que hoje trabalham em todo o País”, diz a parlamentar. Na semana passada, Rosana Valle ouviu a garantia, do governador João Doria (PSDB), de fazer adaptações na escola técnica, a fim que a unidade volte a abrigar o curso profissionalizante. 


A expectativa é que as aulas recomecem no próximo ano. Além da mudança curricular, a Anac exige a elaboração de um plano de aproveitamento de matérias. 


Dessa forma, os alunos que estão concluindo o curso poderiam cursar apenas as novas disciplinas inseridas na grade curricular atualizada. 


Em nota, a Anac afirma ter analisado a documentação apresentada pela escola para voltar a ministrar o curso. “A agência irá elaborar relatório com as condições verificadas no processo de inspeção para fins de manter ou retirar a suspensão imposta.” 


Procurado pela Reportagem, o Centro Paula Souza (CPS), responsável pelas Etecs paulistas, não se posicionou sobre o encontro de ontem.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter