O casal foi resgatado após o naufrágio entre Guarujá, no litoral de São Paulo, e o Rio de Janeiro (Natália Mantovani Avante e Arquivo pessoal) Um casal sobreviveu a um naufrágio durante um passeio de lancha que saiu de Guarujá, no litoral de São Paulo, com destino a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (2). Após a embarcação afundar, eles ficaram à deriva por cerca de sete horas e precisaram remar aproximadamente seis quilômetros até chegar à costa, em Paraty (RJ). Tripulante afirmou à Marinha que o acidente ocorreu devido a problemas no motor. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Em entrevista para o g1 Santos, a mulher, que não quis ser identificada, revelou que o casal havia saído de uma marina em Guarujá pela manhã. O naufrágio ocorreu por volta das 18h30, nas proximidades da Ponta da Joatinga. Ela, que é moradora de Santos, contou que percebeu o alagamento na casa de máquinas e, em seguida, o motor da lancha parou de funcionar. O casal ainda permaneceu por algumas horas na embarcação antes que ela começasse a afundar completamente. “A gente viu a morte de frente”, relatou. Após o naufrágio, o casal utilizou um bote salva-vidas e remou até a costa. Os dois, então, procuraram por ajuda, até que, de madrugada, conseguiram abrigo e cuidado em uma pousada. Eles foram resgatados pela Marinha do Brasil (MB) e encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, onde receberam atendimento e foram liberados na sexta-feira (3). A mulher afirmou que o casal só sobreviveu “por um milagre”. “Se não fossem anos de experiência no mar, e principalmente a presença de Deus, não seria possível sobreviver, considerando que o local do naufrágio tinha profundidade de 30 metros”, disse Marinha investiga o caso A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que a Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) tomou conhecimento do naufrágio da embarcação 'O Filet' na noite de quinta-feira (2), nas proximidades da Ponta da Joatinga. Segundo o órgão, um tripulante afirmou que o motor apresentou falhas e a lancha naufragou devido ao excesso de água. Ainda de acordo com a Marinha, os dois ocupantes abandonaram o barco em um bote, sendo posteriormente encontrados na Praia do Pouso da Cajaíba por equipes da AgParaty, com apoio da Capitania dos Portos de Angra dos Reis, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Paraty e de moradores locais. Ainda na nota, a Marinha informou que os sobreviventes foram levados pelo Samu ao Hospital Hugo Miranda, onde foram atendidos e liberados no mesmo dia. Segundo o órgão, “a AgParaty certificou que não há riscos à segurança da navegação e que não houve poluição hídrica”. Por fim, o órgão afirmou que instaurou um inquérito administrativo para apurar as causas e responsabilidades do naufrágio, e reforçou que situações de emergência no mar podem ser comunicadas pelo telefone 185 (emergências marítimas).