Auxiliar de enfermagem é a primeira vacinada em Guarujá: 'Muito feliz'

Sebastiana Martins Flávio, de 62 anos, é moradora do Jardim Boa Esperança e atua como servidora pública no município há 35 anos

A auxiliar de enfermagem Sebastiana Martins Flávio, de 62 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, em Guarujá. A servidora pública foi vacinada nesta quinta-feira (21), na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A técnica em enfermagem é moradora do Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, e atua como servidora pública no município há 35 anos. 

“Estou muito feliz. Isso representa uma esperança para enfrentar essa doença, que levou muitas pessoas”, disse. 

O prefeito da cidade, Walter Suman (PSB), disse que Guarujá vai utilizar as 4.600 doses que recebeu do estado já, porque entende que haverá uma segunda leva para a segunda dose. Ao todo, serão vacinadas 2,3 mil pessoas, em duas doses. 

“Serão priorizados, além dos profissionais da linha de frente, aqueles estão atuando nos hospitais e também os do SAMU”, explicou. 

Com isso, todas as cidades da região terminaram os primeiros dias de vacinação. Na quarta (20), seis cidades também fizeram a imunização.

Sebastiana foi vacinada na Usafa Jardim dos Pássaros (Foto: Carlos Nogueira/AT)

Doses a menos 

Guarujá solicitou ao Governo do Estado 80 mil vacinas, que seriam suficientes para imunizar as 40 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário (trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos) em duas doses. Contudo, o Município recebeu apenas 5% do que foi pedido.

Como o governo estadual abriu mão de seu plano de vacinação e aderiu ao Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, o Município passará a depender a partir de agora da destinação de mais doses por parte do Governo Federal.

Tudo sobre: