Aeroporto de Guarujá deve ter primeiros voos comerciais neste ano

Cidade projeta prazo para primeiras decolagens e pousos de aeronaves

Por: Sandro Thadeu  -  30/01/22  -  09:38
Intervenções necessárias para permitir decolagem e pouso de aeronaves já têm dinheiro reservado
Intervenções necessárias para permitir decolagem e pouso de aeronaves já têm dinheiro reservado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Prefeitura de Guarujá trabalha com a projeção de o Aeroporto Civil Metropolitano receber os primeiros voos comerciais no próximo semestre.


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“Esse é o nosso desejo e a nossa expectativa”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Paulo Cavini, em entrevista a A Tribuna.


Ele explicou que as intervenções necessárias no local para permitir a decolagem e o pouso de aeronaves já têm dinheiro reservado. Porém, o início delas ainda é incerto.


A Administração Municipal aguarda, desde o mês de junho, uma resposta da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) sobre o pedido de licença ambiental para fazer as obras, o que depende da supressão de áreas verdes.


A Reportagem pediu uma manifestação da estatal, mas não obteve um retorno até o fechamento desta edição.


Terminal

Segundo o titular da pasta, a Secretaria Nacional de Aviação Civil, ligada ao Ministério da Infraestrutura, já liberou R$ 5,2 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil para a construção do terminal de passageiros, que terá caráter provisório.


“São 21 módulos, que totalizam mais de 300 metros quadrados. O espaço terá toda a infraestrutura e comodidade para que as pessoas possam chegar, fazer o check-in e embarcar na aeronave”, afirmou.


Cerca

Esse dinheiro também será utilizado para a instalação de uma cerca operacional e de segurança da pista, que tem 1.390 metros de extensão por 150 metros de largura. Essa proteção terá três metros de altura. O objetivo é evitar o acesso de animais e de pessoas na via.


Após a Cetesb emitir a licença ambiental, a Prefeitura terá o sinal verde para lançar as duas concorrências públicas a fim de contratar as empresas que executarão o serviço.


A expectativa é que a montagem do terminal de passageiros seja realizada de 60 a 90 dias. A instalação da proteção no entorno da pista deverá levar, aproximadamente, quatro meses.


Além disso, a bancada paulista na Câmara Federal aprovou o envio de uma emenda no valor de R$ 10 milhões para investimentos no local.


Infraero

Outra medida necessária para permitir o início da operação de voos comerciais é a homologação da pista por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esse assunto já está sendo tratado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroviária (Infraero). A via é funcional e utilizada por aeronaves militares e civis, mediante solicitação prévia.


A Infraero é, desde julho de 2020, a responsável pela gestão e pela operação do Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá.


“A Infraero faz toda a gestão e a interface com todos os órgãos relacionados à aviação civil. Essa opção foi a melhor modalidade que nós encontramos e a mais inteligente e prática nesse momento”, justificou o secretário Paulo Cavini.


Aviões de menor porte

secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Paulo Cavini, explicou que o Aeroporto Metropolitano terá condição de receber, nesta etapa inicial, somente alguns tipos de aeronaves.


Uma delas é a de modelo Caravan, que pode carregar de dez a 12 passageiros. O local também estará habilitado para operar os aviões de modelo ATR, que podem transportar de 60 a 90 pessoas por voo.


O titular da pasta afirmou ainda que, na etapa inicial de operação do aeródromo, não haverá voos no período noturno. Com a instalação do cercamento em torno da pista, serão realizadas a pintura da via e a colocação de novos instrumentos específicos da aviação.


Depois da transferência da infraestrutura e das operações para o terminal definitivo e a consolidação das atividades, o aeroporto poderá pedir autorização para passar a receber aeronaves de maior porte.


“Estamos falando de aviões com condições de transportar de 150 a 190 pessoas. Poderemos ter voos para o Nordeste ou para o Sul com mais frequência, melhorando a dinâmica do aeródromo”, projetou Cavini.


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