Governo de SP garante ponte Santos-Guarujá e diz que obra causará menor impacto

Ministério da Infraestrutura rebate a decisão do estado e afirma que defende um projeto de ligação seca que não provoque restrições no longo prazo para operação do Porto de Santos

Por: José Claudio Pimentel & De A Tribuna On-line &  -  18/07/19  -  13:14
Ponte proposta pela Ecovias irá ligar as cidades de Santos e Guarujá
Ponte proposta pela Ecovias irá ligar as cidades de Santos e Guarujá   Foto: Divulgação/Ecovias

O secretário de Logística e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, afirma que o estado vai manter o projeto de ponte para interligar as rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni, entre o Porto de Santos, mesmo com oposição de parte do setor portuário. O Governo Federal questiona a proposta e quer uma obra que não prejudique o cais.


A ponte projetada pela Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a pedido do governo estadual, terá 7,5 quilômetros de extensão entre a região da Alemoa, em Santos, na margem direita do porto, até o acesso à Ilha Barnabé, na Área Continental da cidade, na margem esquerda. Haverá pedágio, com valor não divulgado, e o custo previsto da obra é de R$ 2,9 bilhões.


A única audiência pública prevista para o empreendimento, ocorrida na terça-feira (16), evidenciou a preocupação de executivos do setor logístico-portuário sobre os reais impactos ao cais santista. Ao G1, o secretário afirmou, após a repercussão do encontro, que o entendimento do governador João Dória (PSDB) é que a ponte é a melhor opção para a demanda.


"Vamos manter o projeto. O crescimento da movimentação de caminhões ao Porto de Santos vai saturar a região de Cubatão e a ponte vai criar uma alternativa".


João Octaviano corroborou a fala do diretor da Ecovias, Rui Klein, durante a audiência pública, ao dizer que a ponte interliga estradas e visa otimizar a logística portuária. O secretário explicou que a solução para mobilidade urbana, do tráfego de veículos entre Santos e Guarujá, vai continuar sendo as balsas, que deverão ser privatizadas até até 2020.


Secretário de Transportes, João Octaviano Machado Neto, afirma que ponte está mantida (Foto: Reprodução/ TV TEM)

O túnel, cujo projeto foi entregue na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), está definitivamente fora dos planos da atual gestão Governo de São Paulo mesmo com eventual parceria com a União, ainda segundo o chefe da pasta Transportes. "Não tem cabimento você investir R$ 5 bilhões nesse empreendimento e não aplicar na saúde ou na educação".

O traçado da ponte, segundo João Octaviano Neto, foi definido por oferecer o "menor impacto nas operações e no desenvolvimento do Porto de Santos". Ele também afirmou que a estrutura não vai afetar terminais próximos, a expansão das empresas, a passagem de grandes navios e o tráfego aéreo no futuro aeroporto de Guarujá.

A Ecovias, segundo ele, foi chamada para desenvolver o projeto por "motivos óbvios, já que ela é atual concessionária" das rodovias que vão ser interligadas e um "chamamento público" não era necessário. A concessionária do SAI, ao executar a obra e gerir o empreendimento com recursos de pedágio, vai receber um aditamento contratual.

"Fazer política pública nem sempre é simpático. Se a cada interesse privado você voltasse para a prancheta, nós não faríamos nada".

Ponte proposta pela Ecovias vai interligar margens do Porto de Santos (Foto: Divulgação) 

Futuro do Porto de Santos

O Ministério da Infraestrutura afirmou, por meio de nota, que apoia o posicionamento da gestão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A autoridade portuária já declarou ser contrária à ponte, que pode limitar o crescimento a longo prazo do Porto de Santos, e disse preferir o túnel como solução de ligação seca entre Santos e Guarujá.

"A definição da melhor solução de engenharia entre as margens do Porto de Santos deve ser compatível com o projeto de expansão do porto. Sendo uma ligação por ponte, o projeto deverá ser submetido, estudado e aprovado pela Pasta", declarou o Ministério. O Governo Federal não informou se vai tentar dialogar com o Governo de São Paulo.

Vocação logística da ponte

Na audiência pública, o diretor da Ecovias, Rui Klein, explicou que o projeto quer encurtar a distância e reduzir o tempo de viagem entre as margens do porto. Segundo ele, a intenção é atender à demanda do tráfego comercial, principalmente entre os caminhões e carretas que precisam acessar terminais marítimos e empresas portuárias.

"A ponte contribui para a mobilidade urbana, mas foca e agrega à mobilidade logística, que é, na verdade, a vocação dela".

Apesar do objetivo principal do empreendimento não ser o de atender o fluxo de veículos de dentro das cidades, o superintendente afirmou que é possível que a ponte possa retirar até 50% do atual tráfego da travessia de balsas entre Santos e Guarujá. "Os modelos já mostram que se existir uma opção, o motorista vai preferi-la", afirmou.

Rui Klein, diretor da Ecovias, apresentou projeto da ponte entre Santos e Guarujá (Foto: Irandy Ribas/ AT)

Trinta e cinco participantes, entre empresários, representantes de entidades e munícipes, se inscreveram previamente para participar das discussões no encontro. Entre as principais dúvidas levantadas estão os reais impactos ocasionados, danos à natureza, limitações ao futuro do porto e do aeroporto civil, além da real contribuição à sociedade.

O presidente da BTP, Ricardo Arten, cuja expansão do terminal pode ser comprometida por causa do traçado da ponte, defendeu o diálogo para encontrar uma solução benéfica não somente ao porto, mas também para as cidades. "Não somos contra uma ligação seca, mas também não queremos restrições. O debate é importante", afirmou.

A audiência pública foi presidida pelos membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) que avaliam agora as discussões e eventuais questionamentos a serem respondidos pela empresa ao órgão. O parecer do Consema será apresentado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para emitir ou não as licenças da obra.

Um século sem solução

Há pelo menos 92 anos, empresários e políticos apresentam projetos de uma ligação seca entre Santos e Guarujá. Essa história teve início quando o Governo de São Paulo era dirigido por Júlio Prestes, passando por Adhemar de Barros e as administrações de José Serra e Geraldo Alckmin, nas últimas duas décadas. Todos eles fracassaram.

Ilustração mostra o Plano Regional de Santos, elaborado por Prestes Maia (Foto: Reprodução) 

Em fevereiro, entretanto, já no governo de João Doria, o secretário de Logística e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, confirmou que as obras da ponte que ligará Santos e Guarujá vão sair do papel. O projeto que está em andamento foi divulgado pelo ex-vice-governador do estado, Márcio França, no fim de 2018.

A proposta foi apresentada pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. De acordo com o documento, a ponte terá cerca de 7,5 quilômetros de extensão entre a entrada de Santos e o acesso à Ilha Barnabé (Área Continental), 85 metros de altura e 325 metros de largura entre os pilares no vão principal.

A estrutura proposta é contestada pela atual gestão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que observa riscos ao desenvolvimento do Porto de Santos e defende a construção de um túnel entre as margens. Enquanto a ponte tem custo estimado de R$ 2,9 bilhões, a ligação submersa deve custar em torno de R$ 3,2 bilhões.

*Com informações do G1 Santos 

Projeto de ponte sobre a entrada do Estuário (Foto: Reprodução)
Em 2013, Serra apresentou o traçado do túnel entre Santos e Guarujá (Foto: Edson Lopes Jr.)

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