Sete cidades da Baixada Santista mantém agências do INSS abertas durante a fase vermelha

Mesmo com restrições do Plano São Paulo, serviço presencial está mantido na região; pede-se agendamento

Por: Rosana Rife  -  11/03/21  -  13:43
Agência em Santos é uma das quatro na região com realização de perícias médicas
Agência em Santos é uma das quatro na região com realização de perícias médicas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Apesar das restrições impostas pelo Governo do Estado para tentar conter o avanço do novo coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) manterão as portas abertas durante a fase vermelha do Plano de São Paulo. Com isso, na Baixada Santista, as unidades de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande seguirão realizando atendimentos presenciais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Estão disponíveis aos segurados da Previdência Social serviços como avaliação social, cumprimento de exigência e perícias médicas necessárias para a concessão de benefícios como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, por exemplo. Contudo, na região, apenas Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente realizam perícia no momento.


A manutenção dos trabalhos, de acordo com o INSS, deve-se à adoção de um protocolo especial com normas sanitárias e, também, medidas que evitam a aglomeração nas unidades. Entre elas, estão a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os servidores, instalação de barreiras acrílicas, sinalização nas agências, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscaras.


Além disso, o atendimento foi reduzido, sendo realizado entre 7 e 13 horas, de segunda a sexta-feira, e somente mediante agendamento prévio. Quem chega a um posto sem marcar dia e horário é obrigado a voltar para casa.


Serviço


Para agendar o atendimento, o segurado pode ligar para a central telefônica 135 ou acessar o portal Meu INSS, pelo site gov.br/meuinss. Pela internet, também é possível dar entrada em mais de 90 serviços. A relação vai desde pedidos de benefícios a extratos de empréstimos ou Imposto de Renda. É possível ainda tirar dúvidas ou acompanhar pedidos que já estão em andamento.


“No momento, vale dar preferência para o atendimento on-line. Além da segurança de não se expor às novas cepas da covid-19, a internet é uma aliada do segurado, porque ajuda a reduzir filas em postos de atendimentos públicos e a pessoa fica com tudo registrado eletronicamente. Isso evita, por exemplo, que a pessoa tenha que guardar protocolos de papel”, diz o advogado Cleiton Leal Dias Júnior.


Ele, no entanto, ressalta que muitos serviços ainda precisam ser aperfeiçoados, sem contar que há idosos que têm dificuldades em acessar o sistema virtual da Previdência. “E esse é o público que mais precisa e usa o INSS. Mas cresce, por outro lado, o número de telefones inteligentes (smartphones) e os idosos também têm evoluído nesse ponto”.


Logo A Tribuna
Newsletter