Principal banco de sangue da Baixada Santista está com estoque em estado crítico

O Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA) precisa de doadores de todos tipos sanguíneos

Por: ATribuna.com.br  -  09/12/23  -  08:21
Atualizado em 13/12/23 - 23:12
Doar sangue pode salvar até quatro vidas
Doar sangue pode salvar até quatro vidas   Foto: Divulgação/HC

Pelo menos quatro vidas estão esperando por apenas uma doação de sangue. O Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA) divulgou que o estoque do Banco de Sangue está com todos os tipos sanguíneos em estado crítico. O espaço que é referência em toda Baixada Santista fica na Rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão, em Santos.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os tipos sanguíneos mais demandados na unidade são: RH Negativo, ORH Negativo, O positivo e A positivo. O Hemonúcleo do HGA é o principal da região e reforçou a necessidade da população comparecer para doar e conseguir salvar, ao menos, quatro vidas em cerca de 10 minutos.


A unidade funciona de segunda a sábado das 8 às 12h30, exceto em feriados. A doação pode ser pré-agendada pelo site.


Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade só podem realizar a doação com autorização dos pais e responsáveis. Para primeira doação, é liberado apenas até os 60 anos.


Também é necessário estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, levar um documento com foto, ter tido uma boa noite de sono na véspera, fazer uma refeição leve antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.


Santa Casa

O coordenador do Hemonúcleo da Santa Casa de Santos, Edmir Boturão, afirmou que a unidade não sofre com a falta de estoque, porém necessita de constante abastecimento para não sofrer deste programa e também para extrair o Concentrado de Hemácias (CH) da bolsa, que tem duração menor que o sangue.


“Mesmo a gente tendo um estoque bom, a gente tem que estar sempre renovando e se a gente for falar de plaqueta, que é um outro hemocomponente que a gente obtém das doações, a situação é mais crítica, porque ela tem uma validade de 5 dias, então tenho que fazer todo dia, porque senão vai me faltar”, explicou Boturão.


De apenas um doador, são retiradas até quatro bolsas de sangue na Santa Casa. “A gente fraciona, processa o sangue de um doador e obtém os glóbulos vermelhos que é esse que dura 35 dias na geladeira”, ressaltou.


Para realizar a doação, Boturão destacou que o precisa ter hábitos saudáveis. “Não pode estar doente, acabou de fazer algum tratamento ou mesmo vacina muito recente e o ideal é que ele não vá em jejum, aliás, a recomendação é que vá após uma dieta leve, então um café da manhã não muito calórico”.


Há um intervalo de tempo para realizar a doação de sangue: três meses para homens e quatro para mulheres. Pessoas que fizeram tatuagens, piercings, acupuntura e procedimentos com objetos perfurantes é recomendado que aguardem, ao menos, um ano antes de doar.


Outros núcleos

O Hemonúcleo do Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, passou por uma reforma e adequação. Ele foi reaberto em abril deste ano. Antes, a unidade funcionava como um posto de coleta e transfusão, onde o processamento do sangue coletado era realizado em São Paulo, o que limitava a coleta a 30 atendimentos por dia.


Agora o hemonúcleo realiza a coleta e processamento, com atendimento das 7 às 12 horas, de segunda a sexta-feira, sem limite de atendimento. Já a unidade transfusional funciona 24 horas por dia.


A unidade não está com falta de estoque, porém explicou que todos os tipos sanguíneos são necessários, tendo em vista que o HSA está se preparando para a chegada do verão, quando a demanda aumenta com a chegada dos turistas no Município. Após a doação, o doador ganha um lanche e hidratação.


A situação do HSA é semelhante a do Hospital Municipal de Cubatão, que também não registrou falta de sangue ou de tipo sanguíneo, porém necessita de um abastecimento constante. A Prefeitura ressaltou que os tipos sanguíneos mais procurados na unidade são O positivo e O negativo.


As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. Porém, nesta unidade, o mais indicado é que o interessado em fazer a doação entre em contato e faça o agendamento, para que se programem para atendê-lo com maior conforto. Outras informações e o agendamento devem ser feitos pelo telefone (13) 3512-7810.


A Reportagem procurou a Beneficência Portuguesa para mais informações sobre a doação de sangue no local, porém não obteve um retorno até a publicação desta matéria.


Logo A Tribuna
Newsletter