Praia Grande é o município com mais irregularidades durante a Black Friday

Procon da cidade autuou 15 lojas de um shopping por conta de propaganda irregular na última sexta-feira (23)

Por: De A Tribuna On-line  -  26/11/18  -  22:28

Praia Grande foi o município da Baixada Santista que mais aplicou multas durante a Black Friday. Apenas na última sexta-feira (23), o Procon da Cidade autuou 15 lojas por irregularidades. O órgão fiscalizador realizou uma operação surpresa em um shopping e todas as multas aplicadas foram devido à propaganda irregular.


"Alguns comerciantes acabam se aproveitando do momento para enganar o consumidor. Nem tudo o que está anunciado como Black Friday de fato é", analisa a responsável do Procon de Praia Grande, Vera Benício.


Outras cidades da Baixada Santista não registraram autuações no Procons ou nas prefeituras. Em Santos, houve atendimento a 50 consumidores no Supermercado Extra a partir da meia-noite de sexta-feira (23). O Procon de Santos contabilizou 20 telefonemas no dia para dúvidas e orientações.


Cubatão, Bertioga, Mongaguá e Peruíbe não receberam reclamações pelos canais de comunicação das prefeituras ou dos Procons. Nenhuma autuação foi feita nestes municípios. Até a publicação desta reportagem, não obtivemos retorno das prefeituras de Itanhaém e São Vicente.


Black Friday movimentou comerciantes e diversos lojistas na Baixada Santista
Black Friday movimentou comerciantes e diversos lojistas na Baixada Santista   Foto: Carlos Nogueira/AT

Números em São Paulo


Segundo informações divulgadas pelo Procon de São Paulo, durante vistorias entre os dias 22 e 23, foram visitados 255 locais e apurado algum tipo de irregularidade em 122, que foram atuados, representando 47%. As principais irregularidades encontradas foram falta de informação do preço à vista, inadequação da informação de preço e descumprimento da oferta.


Em 2017, dos 171 estabelecimentos visitados pelo órgão, 52% apresentaram algum tipo de problema. O balanço final da Black Friday deste ano mostrou um crescimento no faturamento, com alta de até 20% nas vendas.


No fim de semana pós-Black Friday, o número de insatisfações registradas no site ReclameAQUI chegou a 6.384, superando as 5.607 feitas entre a quinta e a sexta-feira de promoções. Em comparação com o último ano, quando foram feitas 2 874 queixas no mesmo período, houve aumento de 22%.


Até esta segunda-feira (26), as lojas mais reclamadas, de acordo com o site que reúne as reclamações, são Americanas.com, Casas Bahia (loja online), Netshoes, Magazine Luiza (loja online), Ifood e Ponto Frio (loja online). E o horário mais crítico de reclamações, somando uma a cada 30 segundos, foi de 0h a 1h, da sexta-feira (23).


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