Mulheres já são maioria entre MEIs na Baixada Santista

Segundo dados do Sebrae, o sexo feminino predomina entre os microempreendedores individuais

Por: Da Redação  -  28/02/21  -  19:40
Alcione Albanesi levou a forma de empreender para o campo social
Alcione Albanesi levou a forma de empreender para o campo social   Foto: Divulgação

Na Baixada Santista, as mulheres predominam entre os microempreendedores individuais (MEIs), segundo dados do Sebrae, e que incluem os nove municípios da região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


MEI é uma classificação de empresa criada no Brasil para regularizar de forma simplificada a situação de muitos empreendedores que eram antes dados como trabalhadores informais. Eles ganham até R$ 81 mil por ano.


Na Baixada Santista, existem 125.137 MEIs, e o público feminino já representa a maioria: 50,22%, ou, 62.841. O município com maior presença de mulheres é Cubatão, com 54,6%.


E quais são os desafios da mulher para se tornar uma microempreendedora? Quais são os setores da economia onde elas predominam? Quais as maiores dificuldades que as mulheres enfrentam para se tornar uma empreendedora?


Essas serão algumas das questões debatidas no primeiro encontro deste ano do projeto A Região em Pauta, uma iniciativa de A Tribuna que entra em sua sexta edição. O encontro virtual será dia 8 de março, às 14 horas, pelas redes sociais do Grupo Tribuna (Facebook e Youtube).


Participantes


O encontro terá a participação de Alcione Albanesi, empresária que construiu a FLC, que se tornou líder no segmento de lâmpadas no Brasil. Em 2014, vendeu sua empresa para se dedicar apenas ao projeto social que fundou em 1993, no sertão nordestino.


Hoje, Amigos do Bem é uma das maiores instituições sociais do país, com 10.300 voluntários que atendem 75 mil pessoas carentes, gerando 1.100 empregos no sertão e levando educação para 10 mil jovens e crianças. Em 2020, a instituição foi eleita como a melhor ONG do Brasil pelo instituto Doar.
Alcione falará sobre sua trajetória no universo empresarial e como levou esse conhecimento para empreender também no campo social.


Além dela, participarão a analista do Sebrae-Baixada Santista Priscilla Veríssimo Pimentel, e a microempresária Liza Silone, do segmento de beleza, de Cubatão.


Logo A Tribuna
Newsletter