Moradores da Baixada Santista investem no 'emprego dos sonhos' durante a pandemia

Mesmo com dificuldade financeira, munícipes de Santos e São Vicente decidiram arriscar para ter melhor qualidade de vida e trabalhar com o que realmente gostam

Por: Carolina Faccioli  -  05/03/21  -  10:45
Moradores viram a chance de empreender em diferentes setores durante a pandemia
Moradores viram a chance de empreender em diferentes setores durante a pandemia   Foto: Arquivo Pessoal/Marcela e Emerson

Apesar da pandemia ter prejudicado muitos comércios e ter deixado muitos desempregados, alguns munícipes da Baixada Santista 'aproveitaram' a crise para se reinventar e dar início ao emprego dos 'sonhos' adaptado à nova realidade. 


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Para a moradora de São Vicente Marcela de Amorim, que é co-fundadora da loja de roupas Botão de Ouro, o novo empreendimento foi ainda mais especial já que foi criado junto com a mãe, Ana Lúcia de Amorim, que é costureira há 35 anos. A filha conta que sempre foi uma vontade das duas ter o próprio negócio, mas tinham muita insegurança. 


Porém, decidiram iniciar o projeto quando Marcela deu à luz ao filho em julho de 2020. "A pandemia me ajudou a correr atrás de um sonho antigo porque eu fiquei com medo de ter que ficar saindo para trabalhar, por conta da minha bebê, e eu percebi que com a loja eu poderia ter mais tempo para minha filha e fazer algo que eu sempre quis fazer", diz a jovem. 


No e-commerce, Ana é a responsável por produzir as peças e a filha cuida do atendimento e das redes sociais, mas juntas vão unindo as experiências para aprender coisas novas e otimizar o negócio.  O foco atual da loja são biquinis e roupas para mulheres plus size, um mercado que Marcela acredita que precisa ser mais explorado, já que ainda observa ser difícil para essas mulheres encontrar roupas nos tamanhos ideais.


Ana é a responsável pela confecção das roupas
Ana é a responsável pela confecção das roupas   Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Mercado geek
Assim como as vicentinas, Emerson Fox decidiu ir em busca do que realmente gosta de fazer. Junto com a esposa, Jade Fox, lançaram uma loja de produtos geek em Santos, a Raposa Nerd. A ideia do casal era montar o negócio em 2022, mas após terem perdido o emprego durante a pandemia, decidiram adiantar o projeto. 


Apesar da perda do emprego, o empresário reconhece que a loja teve um grande avanço em pouco tempo, justamente porque focaram totalmente na loja e no pós pandemia acreditam que crescerá ainda mais. Atualmente ele conseguiu montar um ponto físico e também realiza vendas on-line. "As vendas na loja física ainda estão engatinhando. Nossos produtos não são essenciais e, com os números altos da pandemia, continuamos incentivando o serviços de delivery. Em contra partida nossa loja digital está se consolidando rapidamente". 


Apesar dos negócios estarem em nichos diferentes, tanto Marcela quanto Emerson desejam que os negócios continuem crescendo e que o pós pandemia crie ainda mais oportunidades para o mercado em que estão investindo. "Eu espero que a empresa prospere bastante, que continue crescendo mais e mais e que alcance um número maior", conclui Marcela.


Loja vende artigos geek, como luminárias, canecas e bonecos colecionáveis de filmes e séries
Loja vende artigos geek, como luminárias, canecas e bonecos colecionáveis de filmes e séries   Foto: Divulgação/Loja Raposa Nerd

Pontapé inicial 


Segundo o consultor de negócios do Sebrae, Márcio Cruz, trabalhar com o que gosta já é um pontapé importante, já que exige muita dedicação e planejamento. 


Durante o planejamento, o consultor também explica que é necessário estudar o mercado no qual o empreendedor gostaria de se inserir e avaliar qual será o diferencial do negócio. "É preciso entender a oportunidade, compreender como os meus concorrentes atuam naquele mercado. Então o grande ponto é entender que o negócio surge porque as pessoas tem problemas, então um negócio nada mais é que resolver uma situação que as pessoas sozinhas não conseguiriam resolver", explica. 


Outro desafio é construir um negócio rentável com a proposta de valor escolhida. Durante o investimento, é necessário achar pontos de equilíbrio nos processos, para entender qual é o valor necessário para faturar e pagar as contas, o valor que paga as contas e o salário do empreendedor e, mais pra frente, saber o que paga as contas, paga o salário do empreendedor e ainda retorna o valor do investimento.


Ainda segundo Márcio Cruz, uma estratégia que tem sido cada vez mais adotada pelos negócios é ter mais de um canal pra poder vender o produto ou serviço. Tornar o projeto digitalizado, por exemplo-que significa pegar a operação física e colocar a venda on-line também- pode ser uma boa saída. 


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