Milhares de estudantes da Baixada Santista participam da etapa final do Enem neste domingo

Região tem cerca de 20 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio; professores citam possíveis temas

Por: Redação  -  20/11/22  -  06:54
Atualizado em 20/11/22 - 14:56
Neste último dia, os participantes farão as provas de Matemática e de Ciências da Natureza
Neste último dia, os participantes farão as provas de Matemática e de Ciências da Natureza   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ocorre neste domingo (20) a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Baixada Santista, são aproximadamente 20 mil estudantes inscritos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Neste último dia, os participantes farão as provas de Matemática e de Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia. Cada uma terá 45 questões. O que vai cair nas provas é um mistério. Mas, a pedido da Reportagem, professores do Colégio Objetivo lembraram assuntos que já apareceram em edições do Enem.


O professor de Matemática Felipe Dias destaca que, normalmente, no Exame Nacional do Ensino Médio, Matemática e suas Tecnologias mantêm questões de conhecimento básico, como unidades de medida e suas relações, proporção, porcentagem e geometria. “São recorrentes em todas as provas do Enem, que os vestibulandos devem estudar bastante”.


Ainda sobre Matemática, o professor Lúcio Ribeiro lembra que interpretação de gráficos está sempre presente nas provas. “Não esqueçamos análise combina-tória, questões de probabilidade e a trigonometria, que nos últimos anos mostrou necessidade de conhecimento mais aprofundado”.


Biologia, FÍSICA E QUÍMICA


Segundo o professor de Biologia Marcos Andrade da Fonseca, o sistema imu-nológico é um assunto que deve ser cobrado na prova, com ênfase em vacinas. De acordo com o docente, ecossistemas também são um assunto recorrente.


O professor de Física Cesar Labandeira destaca que não há como prever o que vai aparecer na prova do Enem, mas lembra que há temas mais frequentes, como ondas, eletrodinâmica e calorimetria. Segundo o educador, os estudantes devem ficar atentos às “pegadinhas” que costumam aparecer na prova.


O professor de Química Robério Lima afirma que, no Enem, é “certa a ocorrência de, pelo menos, uma a três questões que falem de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e forças intermoleculares”.


Horários


Além de tudo isso, os estudantes devem ficar de olho no relógio. Segundo a organização do exame, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13 horas.


O Enem começará às 13h30 e, neste segundo dia, os estudantes terão até as 18h30 para responder às questões, ou seja, meia hora a menos do que no primeiro dia de prova, no domingo passado.


Logo A Tribuna
Newsletter