João Doria não confirma ponte Santos-Guarujá

Governador eleito afirma que “compromissos assumidos durante a campanha” serão avaliados

Por: Da Redação  -  10/11/18  -  10:59
  Foto: Carlos Nogueira/AT

A ponte entre Santos e Guarujá, tema recorrente durante a corrida ao Palácio dos Bandeirantes, ainda não tem data para sair do papel. Embora já esteja nas mãos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) um estudo de tráfego realizado pela Ecovias, e que irá nortear um futuro projeto executivo à obra, o governador eleito João Doria (PSDB) não confirma que seguirá com a proposta ao assumir.


Em nota, a assessoria de imprensa do governador eleito afirma que “os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral pelo então candidato João Doria serão, agora após a eleição, avaliados de acordo com o cenário encontrado no Governo Estadual. O novo governo irá avaliar o projeto e estudará o que pode ser feito para, no tempo mais curto possível, encontrar a melhor solução”, referindo-se aos questionamentos deA Tribunasobre a ponte.


Durante a disputa eleitoral para a sucessão ao Palácio dos Bandeirantes, Doria defendeu que a iniciativa privada ficasse responsável pela construção da ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos.


Em entrevista aA Tribuna, publicada em 31 de agosto, o governador eleito afirmou dar apoio ao projeto “para que a ponte seja instalada onde está prevista, com recursos privados e ampliando o tempo de concessão”.


Ele se referia à participação da Ecovias, que realizaria a obra em troca de uma dilatação do prazo de concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Já o atual governador, Márcio França, ao anunciar a autorização para estudos a fim de viabilizar a ligação seca entre as duas cidades, no início de junho, chegou a estimar o início das obras para até o final deste ano.


Viário


A ponte de até 7,5 quilômetros permitiria acesso rodoviário entre a Via Anchieta (km 64) até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (km 250). Partiria próximo da entrada de Santos, com término no acesso viário da Ilha Barnabé (cerca de 500 metros da praça de pedágio de Guarujá). O atual projeto é parecido com o apresentado pela Ecovias em 2009.


Naquela ocasião, o esboço previa uma ponte de 4.580 metros, saindo da margem direita da Via Anchieta, passando pelo cais no bairro do Saboó (em Santos) e chegando à Rodovia Cônego Domenico Rangoni, pela Ilha Barnabé.


Embora também seja apontado como alternativa aos usuários da travessia por balsa, o acesso facilitará o transporte de cargas e do “vira” (contêineres vazios) entre as duas margens do cais santista. Para um caminhoneiro chegar ao trecho final da futura ponte, é preciso percorrer cerca de 30 quilômetros – cerca de 4,2 vezes superior à extensão do viário em estudo. Além disso, o futuro acesso vai liberar o trecho urbano da Anchieta do fluxo de caminhões e acelerar viagens rumo a Guarujá.


Trata-se da terceira tentativa de um acesso direto entre as ilhas de Santo Amaro (Guarujá) e São Vicente (Santos) defendida pelo governo paulista. Projetos de túnel submerso sob o Estuário e ponte na região do ferry boat foram apresentados em anos eleitorais passados, mas engavetados posteriormente.


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