Estado envia 1,2 milhão de doses da CoronaVac para Ministério da Saúde

O Instituto Butantan começou a entrega do imunizante contra Covid-19. Não foi informado quantas doses ficam no Estado, pois a decisão é de responsabilidade da União, por meio do PNI

Por: Da Redação  -  24/02/21  -  11:11
Governo diz que o cronograma será divulgado após o recebimento das doses
Governo diz que o cronograma será divulgado após o recebimento das doses   Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo liberou nesta terça-feira (23), uma nova remessa com 1,2 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. O governador João Doria (PSDB) garantiu ainda que entregará até domingo mais 2,7 milhões de imunizantes – totalizando 3,9 milhões. Não foi informado quantas doses vão permanecer no Estado, pois a decisão é de responsabilidade da União, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ao mesmo tempo, a gestão Doria indicou que as vacinas devem chegar às cidades antes de segunda-feira (1), data prevista para o início da imunização de idosos entre 80 e 84 anos. ATribuna.com.br procurou o Ministério da Saúde em busca de respostas, mas a pasta se limitou, por nota, a informar que “o cronograma de envio das vacinas está sendo organizado e será divulgado após o recebimento das doses”.


Vale destacar que a CoronaVac é envasada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, onde as doses permanecem para redistribuição aos 645 municípios paulistas. “Hoje, o Instituto Butantan lidera a distribuição de vacinas no País. O Brasil vai receber, até 30 de abril, 46 milhões de doses da vacina e, até 30 de agosto, mais 54 milhões. Até 30 de agosto, teremos entregue 100 milhões de doses do Butantan”, garantiu Doria.


Com as 3,9 milhões de doses entregues até o final deste mês, o instituto vai ter liberado 15,4 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. De acordo com o Estado, o volume repassado pelo Butantan corresponde a 90% de todas as vacinas usadas na rede pública nacional.


Baixada Santista


Com doses disponíveis, Guarujá e Itanhaém anteciparam a imunização de idosos entre 80 e 84 anos - a primeira começou nesta terça-feira (23), enquanto a segunda dará início nesta quarta. Mesmo para estas, outros lotes de imunizantes estão previstos.


Santos, São Vicente, Guarujá, Mongaguá e Peruíbe esperam começar a vacinar o público de 80 a 84 anos na segunda-feira, respeitando a data definida pelo Estado, mas aguardam mais doses. Santos pediu ontem novos lotes ao Governo Paulista, com quem destaca haver “boa interlocução”. Na Cidade, a vacinação foi paralisada semana passada. Até o fechamento desta edição, os demais municípios não haviam enviado resposta.


Logo A Tribuna
Newsletter