Os descontos da Black Friday prometem ser atrativos para os consumidores e lucrativos para comerciantes. Entretanto, é preciso tomar cuidados para aproveitar vantagens e fugir de golpes. No ano passado, foram registradas mais de 700 reclamações no Procon-SP durante a Black Friday. Os principais motivos foram atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado ou não finalização da compra, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço, explica o coordenador do Procon Santos, Ronaldo Ferreira.
“O site da Fundação Procon tem uma lista de cerca de 500 empresas que apresentaram inconsistências em seus fornecimentos ao consumidor. E, se a empresa anunciou o produto, ela tem de garanti-lo”, diz Ferreira. A lista pode ser conferida no site do Procon.
Outra dica é fazer a compra sempre em um ambiente seguro. No site de compras, veja se há um cadeado ao lado do endereço so site, indicando que aquela é uma plataforma segura. “Faça também prints da tela de compra”, orienta.
“Notificaremos a empresa para que apresente uma justificativa e resolva o problema do consumidor. Se preferir, ele pode procurar o Juizado Especial”, acrescenta.
O órgão lembra que é um direito do consumidor se arrepender da compra. Por isso, o Código de Defesa do Consumidor garante a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Boas expectativas
Em Santos, as expectativas são boas. As vendedoras Roberta Nascimento, de 26 anos, e Marina Santos, de 23, que trabalham em uma loja de acessórios para celulares, esperam que as vendas sejam melhores do que em 2021.
“Sempre vendemos bem. Não sei se será igual a 2019, antes da pandemia, mas estamos com boas expectativas para que as vendas superem as do ano passado”, afirma Roberta.
A loja terá descontos e promoções. “Nesta quinta, o movimento ainda está devagar. Acho que as pessoas estão mesmo esperando a Black Friday para gastar”.
Em uma óptica do Gonzaga, a gerente Laís Reis, de 28 anos, espera também boas vendas. Ontem, o movimento era fraco, o que ela creditou à expectativa pelo jogo da seleção na Copa.
Laís considera que o clima mais festivo e o pagamento do 13º salário ajudarão nas vendas. “Em 2019, havia filas de pessoas nas ruas, porque nossa promoção é histórica e de verdade. As pessoas que frequentam a loja já sabem que os preços estarão realmente mais baixos”, comenta.
“Essa é a chance. Copa do Mundo