O Governo do Estado de São Paulo lançou, na última sexta-feira (4), um edital para contratar 2,7 mil soldados da Polícia Militar (PM). Os candidatos selecionados realizarão policiamento ostensivo, entre outras atividades.
Com uma remuneração básica inicial de R$ 3.875,27, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade, os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação Vunesp.
As inscrições vão até às 23h59 do dia 20 de dezembro. É necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 57,00 até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições. O curso será realizado na Escola Superior de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção, em Pirituba e tem duração média de um ano.
Ser brasileiro, ter entre 17 e 30 anos e Ensino Médio completo estão entre os requisitos. Além disso, o candidato precisa estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias B e E.
Segundo o edital, tatuagens que não façam alusão à discriminação, violência ou seja ofensiva à PM ou aos direitos humanos, são permitidas.
Outro requisito é a altura. Os homens interessados devem ter, no mínimo 1,60 m e as mulheres 1,55 m. Para tomar posse, os candidatos deverão ter sido aprovados em todas as etapas do concurso.
Atualmente, há 1.478 policiais militares em formação, sendo 477 alunos oficiais e 1.001 soldados PM de 2° classe.
Além destes, há 5.700 soldados e 220 alunos oficiais que já estão sendo selecionados por outros três concursos em andamento, com as primeiras nomeações previstas a partir de dezembro deste ano.
No ano que vem, a Polícia Militar também pretende selecionar 11 alunos oficiais para o quadro de músicos da corporação.