A Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Santos criada para buscar soluções para os impactos provocados pela travessia de balsas visitou, nesta segunda-feira (17), o estaleiro e o Centro de Controle Operacional da Dersa. O grupo realizou vistorianos locais, instalados em Guarujá, acompanhado pelo diretor de operações da empresa, Eduardo Di Gregório.
Di Gregório explicou aos legisladores detalhes da operação, e mostrou o trabalho de manutenção e de recuperação de peças das embarcações que é realizado no estaleiro. O diretor também falou do planejamento para a troca dos motores das balsas, o que, segundo ele, irá melhorar o serviço.
Participaram da visita à sede de operações da Dersa o presidente da CEV, Sadao Nakai (PSDB), os vereadores Fabricio Cardoso (PSB), Audrey Kleys (PP), Sergio Santana (PR) e Zequinha Teixeira (PSD). Também integram o grupo Adilson Jr (PTB) e Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB).
Sadao Nakai avaliou que, com as balsas funcionando em condições adequadas, a ampliação do espaço da Dersa destinado aos veículos que aguardam para embarcar e a organização do embarque prioritário, os impactos no viário da Ponta da Praia tendem a diminuir.
"O que não pode acontecer é a fila da balsa ocupar cada vez mais o espaço da cidade", defendeu Sadao.
Desde 5 de novembro, o trecho da Avenida Almirante Saldanha da Gama, a partir do Canal 7, ficou exclusivo para os veículos com destino à travessia. A alteração obriga os demais carros, motos, caminhões e ônibus a entrarem no Canal 7 e, em seguida, na Avenida Rei Alberto I. A fila de embarque prioritário também ficou nesta via. "Sobrecarregar a Avenida Rei Alberto I interfere na rotina da Ponta da Praia", argumentou.
Nesta segunda-feira, os motoristas, novamente,enfrentaram uma longa espera para fazer a travessia. O tempo para os carros atravessarem de Guarujá para Santos chegou a 1h20. No sentido contrário, a fila demorava 40 minutos.