Cidades da Baixada Santista restringem comércio de quiosques e ambulantes nas praias

Municípios preferem manter locais públicos abertos, mas com restrições de consumo para conter avanço da Covid-19

Por: Daniel Gois  -  29/01/21  -  09:32
O quiosque Burgman, na Praia do Embaré, foi o palco da agressão física, após desentendimento
O quiosque Burgman, na Praia do Embaré, foi o palco da agressão física, após desentendimento   Foto: Matheus Tagé/AT

Após a Baixada Santista entrar na fase laranja do Plano São Paulo, os municípios da região decidiram não fechar as praias, mas sim adotar medidas restritivas quanto ao comércio de vendedores ambulantes e nos quiosques para conter o avanço da Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, as praias permanecem abertas durante a semana. Aos sábados e domingos, dias em que a região fica na fase vermelha, está proibido o comércio de ambulantes e quiosques na orla.


São Vicente suspendeu as atividades de quiosques e ambulantes em qualquer lugar do município aos fins de semana. A prefeitura ressalta que, a partir das 20h e aos fins de semana e feriados, valem as regras da fase vermelha, permitindo apenas serviços considerados essenciais.


Praia Grande adotou medidas mais flexíveis, sem proibir o comércio nas praias. Os donos de carrinhos e ambulantes podem trabalhar por até 8 horas diárias, entre 7h e 19h. O atendimento ao público deve ser encerrado às 18h.


Itanhaém também decidiu não fechar as praias. Os quiosques podem ficar abertos de segunda a sexta, até 20h. A partir daí, somente delivery. Aos fins de semana, só poderão funcionar por entregas.


Peruíbe destaca que os quiosques podem adotar o sistema de entregas em domicílios ou retirada em estabelecimento comercial, mas também fica proibida a entrega para consumo na faixa de areia e arredores.


Mongaguá declarou que o prefeito Márcio Melo Gomes participou de um encontro virtual com demais prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) nesta terça (26), para debater as ações que serão colocadas em prática.


Em Bertioga, as praias estão liberadas para o comércio ambulante. No ramo alimentício, está autorizada a montagem de até cinco jogos de mesas e cadeiras. Nos períodos da fase vermelha, é proibido montar mesas, cadeiras e guarda-sóis, seja por ambulantes, hotéis ou condomínios. O comércio ambulante alimentício está autorizado, mas apenas por delivery.


A prefeitura de Guarujá disse que ainda não há um decreto a respeito das atividades nas praias.


Logo A Tribuna
Newsletter